Em dia histórico AMRIGS promove maior ação de vacinação contra COVID-19 do RS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Em dia histórico AMRIGS promove maior ação de vacinação contra COVID-19 do RS

Durante o sábado (06/02) foram imunizados aproximadamente 4.500 profissionais da área da saúde

Foi um sábado marcante e de muito alívio para médicos e profissionais da saúde vacinados no ato, considerado até agora o maior em um único dia no Rio Grande do Sul. A iniciativa da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foi realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre para vacinar contra a COVID-19 médicos que residem na Capital. A imunização iniciou logo depois das 8h e seguiu até o final da tarde na sede da entidade na Avenida Ipiranga, 5311.

Para o presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr, a entidade mostrou seu protagonismo na ação.

“A força tarefa é extremamente importante e todas as entidades médicas e de saúde envolvidas estão de parabéns. O sucesso absoluto garante a certeza de um grande passo que está sendo dado”, disse.

Os primeiros vacinados

As filas foram organizadas de carro, em um formato drive-thru, e a pé no acesso de pedestres ao prédio da AMRIGS. No primeiro carro da longa fila formada na Avenida Ipiranga, estava o acupunturista, Joel Safir.

“Esta ação é de primeira qualidade. Espero que cheguem mais vacinas para todos terem acesso. Estava bastante angustiado, pois é uma doença desconhecida e que vinha causando muitos óbitos. Foi excelente”, disse.

Renato da Silva, primeiro da fila de pedestres, chegou as 6h15 da manhã e não conseguiu dormir na expectativa de tomar a vacina.

“Sempre tratei com muita atenção e acolhimento a todos os meus pacientes. Quando recebi a mensagem da vacinação, repassei para todos os colegas que tinha contato e convidei todos”, disse.

Quem também passou pela vacinação foi a terapeuta ocupacional, Maria Martha Falcão, de 80 anos, e em atividade.

“Estou me sentindo feliz e abençoada. Estava muito angustiada”, afirmou.

A AMRIGS tem apoiado institucionalmente a vacinação da COVID-19 em toda a população. No entanto, em face da produção do imunizante ainda ser insuficiente para todo o mundo, a entidade tem feito esforços para que todos os profissionais ligados à saúde, em seus diferentes setores, tenham acesso à vacinação neste primeiro momento.

A parceria foi da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito) e Conselho de Psicologia (CRPRS). A previsão é que tenham sido vacinadas 4.500 pessoas, entre profissionais da saúde, preferencialmente acima dos 60 anos. Por conta disso, representou o maior número de pessoas vacinadas em um dia no Rio Grande do Sul. 

Segunda Dose

Os lotes para a segunda dose estão assegurados pela Secretaria Municipal da Saúde junto a AMRIGS. Seguindo os protocolos, todos os vacinados serão chamados para nova aplicação em 28 dias.

Todos cadastrados na primeira etapa devem aguardar o comunicado que será feito pela AMRIGS através dos canais informados no cadastro (e-mail e SMS). Também serão divulgadas informações nas mídias sociais da AMRIGS.

É fundamental que os cuidados básicos sejam mantidos como higienização constante de mãos, uso de máscara e evitar aglomerações.

Mais doses para Porto Alegre

A Secretaria Municipal da Saúde comunicou, durante o evento, a chegada de mais de 190 mil doses na próxima segunda-feira (08/02). Os lotes passarão pelo processo de recebimento até serem encaminhadas para a Vigilância Sanitária Municipal.

“Esperamos que, nesta semana, sejam abertos os postos de saúde para atender a população idosa. Além disso, contamos também com a zona cinco no bairro IAPI que, provavelmente, será disponibilizada para todos os profissionais de saúde. Em caso de dúvidas ou envio de ofícios com requerimento para vacinação dos profissionais orientamos que entrem em contato diretamente com a Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre para encaminharmos a demanda e fazermos o agendamento dos profissionais”, explicou a diretora da Atenção Primária da Secretaria da Saúde, Luciane Beiró.

Redação: Marcelo Matusiak e Fernanda Calegaro
Fotos: Marcelo Matusiak

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress