Em meio à emoção, calouros de Medicina participam de recepção promovida em Canoas

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Em meio à emoção, calouros de Medicina participam de recepção promovida em Canoas

Evento ocorreu neste sábado (15/04) no Campus da Ulbra, com a presença de entidades médicas e dos familiares dos alunos

Passar no vestibular para Medicina é um grande desafio e nada mais justo do que valorizar cada segundo da vida acadêmica rumo à formação como profissional que cuida da saúde das pessoas. Durante a manhã deste sábado (15/04), um tradicional evento marcou o início da jornada de centenas de alunos da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas.

A emoção tomou conta da Cerimônia do Jaleco, com a presença de mais de 270 estudantes diante de um auditório lotado de familiares. A Ulbra foi a realizadora da ação em parceria com a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

O diretor de Comunicação da AMRIGS, Marcos André dos Santos, destacou aos alunos os diversos benefícios do associativismo e enalteceu a escolha profissional deles.

“O jaleco branco simboliza o ingresso dos estudantes na área da saúde, representando a responsabilidade e a pureza que esse aluno está recebendo. Não é um troféu, mas um encargo destinado a eles. Já o pai e a mãe que estão trazendo o filho ou filha aqui, podem ver que eles estão seguindo um caminho que até agora era no Ensino Médio. A partir de hoje, ingressam na universidade para ter uma profissão. É muito importante também que os futuros médicos tenham a consciência do que cada entidade de classe representa. Considero importante o associativismo da AMRIGS, porque dentro dele, o cunho científico e cultural faz com que esse acadêmico enxergue a Medicina da forma como ela realmente é, desenvolvendo cada vez mais a sua parte técnica”, observou.

Em sua fala no evento, a diretora de Mídias do Departamento Universitário da AMRIGS, Amaly Tanaka, ressaltou a importância de os alunos terem contato logo cedo com as entidades de classe para evolução ao longo do curso. Ela também salientou o esforço de muitas famílias para conseguirem formar seus filhos.

“A faculdade em si é muito longa e tenho a emoção de desde o início pegar o jaleco e dizer que faltam seis anos para eu ser médica. Eu vejo muitas famílias colocando os filhos em universidades particulares, abrindo mão de muita coisa, é muito emocionante quando vemos eles chorando de orgulho em uma cerimônia como essa”, disse.

Ao longo da ação, a hora tão esperada chegou. A organização do evento conduziu o momento de muita emoção em que os calouros recebem os jalecos dos familiares. Abraços entre pais e filhos contentes com o começo de uma conquista ilustraram o quanto é importante ser médico e ter a busca por uma profissão.

Para coordenador do curso de Medicina da Ulbra, Prof. Dr. Marcelo Teodoro Ezequiel Guerra, a Cerimônia do Jaleco é um rito de passagem dos estudantes:

“É um novo momento na vida desses estudantes, em que eles entendem que a atividade profissional abraçada necessita muito esforço, responsabilidade e ética”, pontuou.

Departamento Universitário AMRIGS

O DU AMRIGS é responsável pela representação acadêmica de todas Escolas Médicas do Rio Grande do Sul, e tem como objetivo aperfeiçoar a cultura médico-científica nas universidades. Atua na realização de cursos, seminários, palestras e um congresso anual, além de promover a integração, a troca de experiências, ações a respeito da qualidade do ensino médico e valorização do profissional.

Fonte: Airton Lemos
Fotos: Airton Lemos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress