Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Entidades divulgam Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais do RS

O Programa Estadual para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais do RS , em parceria com a Associação Gaúcha para o Estudo do Fígado e a Sociedade Gaúcha de Gastroenterologia, organizaram nesta sexta-feira (25), uma capacitação sobre o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de Hepatite C e Coinfecções. Foi apresentado o fluxo de acesso aos medicamentos preconizados pelo novo Protocolo. O evento ocorreu no auditório do Ministério da Saúde, em Porto Alegre, e dele participaram 85 pessoas entre médicos, farmacêuticos e outros profissionais da saúde.
O Rio Grande do Sul foi um dos estados escolhidos para receber essa capacitação, pois é um dos que mais prescreve tratamentos para hepatite C. Durante o evento, foi divulgada a publicação do Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais do RS, que já está disponível no site da SES.
Essa foi a primeira de uma série de capacitações no estado. Serão mais seis, por macrorregião (Macro Vales, Serra, Norte, Missioneira, Centro-Oeste e Sul), durante o mês de outubro. O Protocolo foi publicado em julho e inclui novos medicamentos (Simeprevir, Sofosbuvir e Daclatasvir) com menos efeitos adversos e maior expectativa de cura.
A Hepatite C apresenta elevado impacto na saúde pública global. A agressão causada pelo vírus C leva à fibrose hepática, à cirrose e ao câncer hepático. Nas fases avançadas, pode levar ao óbito. No Brasil, a região sul contribui com aproximadamente 30 a 35% dos casos notificados de Hepatite C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress