Estudo revela que médicos residentes desconhecem conceitos de terapia nutricional

Estudo revela que médicos residentes desconhecem conceitos de terapia nutricional
Notícias

Categoria:

Compartilhar:

Estudo revela que médicos residentes desconhecem conceitos de terapia nutricional

Estudo realizado com o apoio da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (SBNPE) avaliou o conhecimento de médicos residentes sobre a terapia nutricional que deve ser aplicada nos pacientes internados.
 
Foram avaliados 35 médicos residentes de 10 áreas cirúrgicas distintas do Hospital São Paulo, sendo que 71,4% dos participantes tinham mais de dois anos de residência médica.
 
Entre os participantes, 51,4% negaram conhecimento de alguma equipe multiprofissional de terapia nutricional.
 
Os pesquisadores aplicaram um questionário sobre questões básicas de uso da terapia nutricional e apenas 21,6% dos participantes se mostrou segura sobre o procedimento correto. O estudo será apresentado no mês de setembro no 33º Congresso Europeu de Nutrição Clínica e Metabolismo, realizado na Suécia, e no Congresso Brasileiro de Nutrição Parenteral e Enteral, que será realizado em novembro, em Curitiba. “Esse estudo mostra que é preciso um trabalho intenso nas universidades e hospitais para destacar a importância da terapia nutricional no sucesso do tratamento indicado ao paciente”, destaca o presidente da SBNPE, Celso Cukier.
 
De acordo com estudos anteriores, a desnutrição hospitalar atinge cerca de 50% dos pacientes internados. Destes, mais de 70% desenvolvem complicações e, por causa disso, o valor do tratamento aumenta 60% em média. “A aplicação correta da terapia nutricional no paciente é de extrema importância para reduzir o tempo de internação e de possíveis complicações. Para cada R$1,00 investido em nutrição hospitalar, há uma economia de R$4,00 no tratamento do paciente”, diz Cukier.
 
Estima-se que 80% dos doentes em terapia intensiva morrem por infecção e a maioria tem a desnutrição como fator coadjuvante. Pesquisas apontam que, entre outros fatores, o desconhecimento dos profissionais de saúde sobre a relevância do tema se reflete nesses índices desanimadores.
 
Evidências clínicas mostram que 100% dos casos de desnutrição hospitalar poderiam ser atenuados e de 70% a 80%, revertidos ou neutralizados. Estudos clínicos mostram que os pacientes graves internados perdem, em média, 20 quilos e podem chegar à caquexia, o grau mais elevado de desnutrição. No entanto, a intervenção com nutrição específica – seja oral ou aplicada diretamente na veia – reduz o impacto da desnutrição. “Pacientes que recebem a alimentação adequada respondem melhor aos tratamentos que são submetidos. Isso traz benefícios para o paciente e também para o hospital e sistema de saúde”, conclui Cukier.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-01 at 12.32.17 AM

Nova Diretoria do CBC-RS reforça compromisso com o desenvolvimento científico e valoriz...

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões – Capítulo RS (CBC-RS) está sob nova gestão para o próximo biênio. A Diretoria, comandada pela mestre Dra. Dóris M .Lazzarotto e tendo como secretário o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr., traz consigo u...
amb

AMRIGS participa de reunião do Conselho Deliberativo na Bahia

Serão três dias de debates sobre acertos e melhorias entre as Federadas brasileiras. Esta quinta-feira, 30 de novembro, foi marcada pelo começo da reunião do Conselho Deliberativo e de Planejamento Estratégico da Associação Médica Brasileira (AMB). O encontro aconteceu na cidade de Salvador/BA...
ipe

AMRIGS se reúne com direção do IPE Saúde para realinhar reajustes anunciados na tabela ...

Valores divulgados oficialmente apresentaram discrepâncias entre o acordado em encontros anteriores O presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Jr, se reuniu na manhã desta quinta-feira (30/11) com o diretor de Provimento de Saúde do IPE, Antônio Quint...
plugins premium WordPress