Exemplo de superação e amor pela vida, Mônica Santos competiu na esgrima nesta quarta-feira

Exemplo de superação e amor pela vida, Mônica Santos competiu na esgrima nesta quarta-feira

Categoria:

Compartilhar:

Exemplo de superação e amor pela vida, Mônica Santos competiu na esgrima nesta quarta-feira

Desde o início da semana o Brasil está competindo na esgrima em cadeira de rodas. Mas nesta quarta-feira (14) foi a vez da única representante mulher da equipe brasileira desta modalidade nas paralimpíadas Rio 2016 entrar em cena. Mônica Santos conseguiu a vaga depois de conquistar no ano passado o bicampeonato das Américas, em Montreal, no Canadá.
Foto: Rodrigo Nunes/MS
A história da atleta emociona não só na superação dentro do esporte, mas também na vida pessoal. Em 2002 , Mônica foi diagnosticada com uma doença rara chamada angioma espinhal. Na mesma época, descobriu que estava grávida. Para que a doença não comprometesse os movimentos dos braços e pernas, era preciso interromper a gestação e operar. Mas ela se recusou e optou pela cirurgia apenas depois do nascimento da filha. Com o tardar da operação, o movimento das pernas se perdeu e Mônica ficou paraplégica.
“O esporte ajudou bastante na minha saúde para ter mais folego, resistência, e habilidade até mesmo no dia a dia tocando a cadeira”, conta. Além disso, Mônica incentiva que as pessoas não desistam. “Para quem tem um sonho, acredite que ele pode virar realidade. Basta ter fé, acreditar e fazer com que ele aconteça”.

História da modalidade
A esgrima também é uma modalidade tradicional nas olimpíadas, e foi adaptada em 1953 por Ludwig Guttman, pai do movimento paralímpico, para atletas com deficiência locomotora. As pistas de competição medem 4m de comprimento por 1,5m de largura, e as cadeiras devem permanecer fixas ao chão.
Existem três tipos de duelos: florete (modalidade em que Mônica é campeã), espada e sabre. As categorias também variam entre classe 1A, 1B, 2, 3 e 4.
Aline Czezacki, para o Blog da Saúde. Com informações do portal oficial do Governo Federal das Paralimpíadas.
Entenda quais são as categorias do tênis de mesa paraolímpico e as regras da disputa

Confira outras notícias

Thumb site

Evento na AMRIGS celebra integração e compromisso dos novos residentes do GHC com a exc...

Encontro destacou a importância da nova etapa e da colaboração entre profissionais em formação e instituições médicas de renome Na noite desta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foi palco de um evento marcante para cerca de 150 novos re...
WhatsApp Image 2024-03-01 at 3.05.32 PM

Fronteiras do Pensamento 2024 traz referências da modernidade a Porto Alegre 

Palestras prometem debater questões sobre o reflexo da Inteligência Artificial, Tecnologia e Mundo Digital na mente da sociedade Qual o controle que realmente temos sobre os aspectos mais importantes da nossa vida? Esta é a principal indagação que reunirá seis pensadores inquietos para o Front...
WhatsApp Image 2024-03-01 at 10.10.17 AM

Instituto Vida Solidária promove encontro de planejamento de atividades para 2024 

Ocorreu no dia 22 de fevereiro, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a reunião de planejamento estratégico do Instituto Vida Solidária (IVS) para o ano de 2024. A entidade, que conta com a AMRIGS como mantenedora, se dedica a assistência de famílias em situação de vulnerabi...
plugins premium WordPress