FEPPS / IPB-LACEN realiza análises de resíduos de agrotóxicos

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

FEPPS / IPB-LACEN realiza análises de resíduos de agrotóxicos

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), através da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde ” FEPPS/IPB-LACEN, recebeu técnicos da Supervisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ” ANVISA, referente ao Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos – PARA. A reunião contou com a presença da presidente da FEPPS, Neusa Kempfer.
A utilização de agrotóxicos na produção agrícola demanda uma preocupação no âmbito da Saúde Pública, visando a verificação de resíduos nos alimentos, com a inter-relação das diversas esferas de Governo e vários órgãos envolvidos, tais como a Vigilância Sanitária (Federal, Estadual e municipais) e Ministério Público. São ações planejadas e coordenadas, bem como investimento para a continuidade de controle e monitoramento visando a segurança alimentar.
Neste sentido, o diretor do Laboratório Central do Estado, Fernando Kappke, destaca que o IPB-LACEN, como integrante da Rede de Laboratórios de Vigilância Sanitária, tem contribuído de longa data na construção de indicadores e no diagnóstico da utilização de agrotóxicos nas culturas abrangidas pelo Programa, para a promoção da qualidade dos alimentos e na prevenção de agravos à saúde causados por essas substâncias. O trabalho é desenvolvido pelo excelente corpo técnico da Seção de Contaminantes, coordenada pela bióloga Jupira de Fátima P. de Souza e da farmacêutica-bioquímica Rosane Campanher Ramos, Chefia da Divisão de Análises de Produtos ” DAP.
A supervisão contou com a participação dos representantes da ANVISA: Marcus Venicius Pires, Sérgio Roberto de Oliveira Tanajura e Willans Nunes dos Santos, envolvendo diversas áreas da FEPPS, com a colaboração do Gabinete de Planejamento ” GAPLAN, contemplando aos aspectos administrativos, financeiros e técnicos. Foi registrado o bom andamento do Convênio vigente, sendo ressaltado o comprometimento e profissionalismo de toda a equipe envolvida. Também é consenso a continuidade das ações desenvolvidas, considerando a importância nas ações de Saúde Pública e na produção de alimentos de origem vegetal seguros no País.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress