Historiadora lança livro sobre área médica a partir da primeira constituição republicana

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Historiadora lança livro sobre área médica a partir da primeira constituição republicana

A professora e historiadora Elizabeth Rochadel Torresini lança o livro “Construção do Campo Médica (1891-1932): liberdade e regularização profissional”, neste mês, em que se comemorou o dia do médico, dia 18. A obra  reconstitui o cenário de liberdade do exercício profissional no Rio Grande do Sul, depois da Constituição de 1891, a primeira no período republicano.

Inicialmente, a autora retoma a evolução da medicina no mundo ocidental até o século XX, detendo-se no Brasil, com a intenção de situar historicamente os primeiros cursos de medicina (Salvador e Rio de Janeiro em 1808; Porto Alegre em 1898) e a legislação produzida desde o século XIX. Seu foco é observar a atuação do médico diplomado no contexto do desenvolvimento das práticas médicas dos licenciados, diplomados no exterior, práticos e charlatões.

A professora documenta ainda a ampliação dos casos de charlatanismo nas primeiras décadas do século XX e o apoio que os médicos receberam da imprensa, dos sindicatos e das associações na luta para conter a liberdade profissional vigente no Rio Grande do Sul. Elizabeth W. Rochadel Torresini é professora, doutora em História do Brasil e autora de quase 10 livros, além de ser curadora de exposições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress