Hospital em Pelotas traz atendimento diferenciado a portadores de diabetes e hipertensão

Hospital em Pelotas traz atendimento diferenciado a portadores de diabetes e hipertensão

Categoria:

Compartilhar:

Hospital em Pelotas traz atendimento diferenciado a portadores de diabetes e hipertensão

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), que é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), acaba de inaugurar um setor especializado no atendimento de pacientes portadores de diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas. Depois de 15 anos em busca da qualificação do atendimento aos pacientes com doenças crônicas, foi inaugurado o Centro de Diabetes e Hipertensão da Faculdade de Medicina (Famed) da UFPel.
A superintendente do Hospital Escola UFPel, Julieta Fripp, ressaltou a importância do Centro para a assistência, o ensino e a pesquisa desenvolvida na unidade. A chegada dos novos funcionários da Ebserh nos próximos meses proporcionará ao Centro funcionar com sua plena capacidade.
O espaço tem 11 consultórios médicos, odontológicos, salas para exames, locais para áreas da enfermagem e nutrição e ambiente para abrigar hospital-dia para atendimento de quadros como hiperglicemia e pico hipertensivo. Segundo a diretora da Famed, Vera Silveira, a ideia é tornar o local uma unidade de referência para os pacientes da rede pública de saúde da região.
Vera explica que os pacientes com diabetes e hipertensão têm diversas complicações ocasionadas pelo seu quadro de saúde. Por essa razão, o Centro foi concebido, de maneira a proporcionar a integração das áreas médica, odontológica e nutricional, por exemplo.
Eliedes Ribeiro, diretora de Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que a inauguração do Centro de Diabetes e Hipertensão é um grande avanço na qualificação da assistência a esses pacientes. Um dos principais ganhos destacados pela diretora é a possibilidade de redução das sequelas que podem vir a acontecer com os pacientes, especialmente os diabéticos, como as amputações e a cegueira.
“Este era um serviço há muito esperado”, conta Eliedes. De acordo com a diretora de Ações em Saúde, a região tem um contingente de 30 mil portadores de diabetes e hipertensão. A diretora da Famed lembrou que o Centro ajudará a desafogar o atendimento do Pronto Socorro de Pelotas, uma vez que os pacientes que tiverem complicações decorrentes dessas doenças poderão ser encaminhados diretamente ao Centro.
A cerimônia de descerramento da placa de inauguração contou com a presença do reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e da vice-reitora, Denise Gigante. O reitor destacou as últimas conquistas obtidas como as reformas nos ambulatórios localizados junto ao Campus da Saúde e o impacto na formação dos estudantes de graduação e pós-graduação.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
WhatsApp Image 2024-02-19 at 4.55.17 PM

Recomendações do 2° Fórum Saúde Mulher estão cada vez mais perto

Prosseguindo com o calendário de encontros do 2° Fórum Saúde Mulher, os grupos multidisciplinares de voluntários estão chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, este, designado à preparação da Carta de Porto Alegre, documento que será apresentado oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro d...
WhatsApp Image 2024-02-17 at 1.13.43 PM

Rio Grande do Sul conta com mais um empreendimento dedicado à saúde dos gaúchos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul teve a satisfação de fazer parte da inauguração do Hospital MonPorto, um marco significativo para o setor de saúde na cidade de Rio Grande e em toda a região sul do estado. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, contou...
plugins premium WordPress