O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) inaugurou em maio a sala para atendimento de vítimas de Violência Sexual. O espaço, localizado no subsolo do hospital, será usado pela psicóloga e pela assistente social ” que integram a equipe multidisciplinar ” para escutar crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, que cheguem ao HUSM com queixas de violência sexual. Cerca de 45 pessoas, autoridades e funcionários do hospital, prestigiaram o evento.
“O novo serviço atende a um requisito legal. Mas antes disso é um compromisso social que vem ao encontro de uma necessidade do paciente para um atendimento multidisciplinar e também dos nossos alunos, que terão formação também nessa área” afirma Elaine Resener, superintendente do HUSM.
Em 2015, 33 pessoas chegaram o hospital via Pronto-Socorro, em busca de atendimento. Em 2016 ” após o serviço completar um ano ” a procura aumentou. Até o momento, 24 pessoas buscaram o serviço.
Vale lembrar que em casos de abuso ou violência sexual o HUSM é porta-aberta, ou seja, o paciente pode procurar diretamente o hospital, antes mesmo de registar Boletim de Ocorrência ou passar por atendimento em órgãos como a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). O serviço funcionará 24h.
No mesmo dia da inauguração da sala, foi apresentada a equipe de Matriciamento em Violência Sexual HUSM/Ebserh. Além da psicóloga e da Assistente Social, o grupo vai contar com enfermeiras e uma médica ginecologista.
O grupo terá reuniões semanais para discutir os casos e acompanhar os atendimentos feitos na urgência. Além disso, continuará realizando capacitações com os profissionais envolvidos na acolhida e atendimento imediato das vítimas. Até o momento as equipes do Pronto-Socorro, Centro Obstétrico e Pediatria já passaram pela capacitação.