Hospital Universitário da UFSM inaugura espaço para atendimento de vítimas de violência sexual

Hospital Universitário da UFSM inaugura espaço para atendimento de vítimas de violência sexual

Categoria:

Compartilhar:

Hospital Universitário da UFSM inaugura espaço para atendimento de vítimas de violência sexual

O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM) inaugurou em maio a sala para atendimento de vítimas de Violência Sexual. O espaço, localizado no subsolo do hospital, será usado pela psicóloga e pela assistente social ” que integram a equipe multidisciplinar ” para escutar crianças, adolescentes e adultos de ambos os sexos, que cheguem ao HUSM com queixas de violência sexual. Cerca de 45 pessoas, autoridades e funcionários do hospital, prestigiaram o evento.
“O novo serviço atende a um requisito legal. Mas antes disso é um compromisso social que vem ao encontro de uma necessidade do paciente para um atendimento multidisciplinar e também dos nossos alunos, que terão formação também nessa área” afirma Elaine Resener, superintendente do HUSM.
Em 2015, 33 pessoas chegaram o hospital via Pronto-Socorro, em busca de atendimento. Em 2016 ” após o serviço completar um ano ” a procura aumentou. Até o momento, 24 pessoas buscaram o serviço.
Vale lembrar que em casos de abuso ou violência sexual o HUSM é porta-aberta, ou seja, o paciente pode procurar diretamente o hospital, antes mesmo de registar Boletim de Ocorrência ou passar por atendimento em órgãos como a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA). O serviço funcionará 24h.
No mesmo dia da inauguração da sala, foi apresentada a equipe de Matriciamento em Violência Sexual HUSM/Ebserh. Além da psicóloga e da Assistente Social, o grupo vai contar com enfermeiras e uma médica ginecologista.
O grupo terá reuniões semanais para discutir os casos e acompanhar os atendimentos feitos na urgência. Além disso, continuará realizando capacitações com os profissionais envolvidos na acolhida e atendimento imediato das vítimas. Até o momento as equipes do Pronto-Socorro, Centro Obstétrico e Pediatria já passaram pela capacitação. 

Confira outras notícias

thumb site

AMRIGS celebra formatura de novos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS

Em um momento repleto de emoções e conquistas, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da cerimônia de formatura dos residentes do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizada no Salão de Atos no dia 22 de fevereiro. O pres...
thumb site

Hospital Ernesto Dornelles forma 29 residentes em 12 especialidades médicas

A noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi marcada pela formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles, parceiro da Prova AMB/AMRIGS, aplicada anualmente. A cerimônia, que aconteceu no Clube Sogipa em Porto Alegre, contou com a presença do presid...
WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
plugins premium WordPress