Inicia campanha de prevenção contra a gripe no Estado

Inicia campanha de prevenção contra a gripe no Estado

Categoria:

Compartilhar:

Inicia campanha de prevenção contra a gripe no Estado

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou na segunda-feira (25) a campanha de prevenção contra a gripe. Uma das ações é a vacinação dos grupos mais vulneráveis, que a partir de hoje devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para serem imunizados. Em paralelo, a SES trabalha focada nas medidas preventivas a toda a comunidade, já que alguns hábitos e cuidados são de grande importância para evitar a circulação do vírus Influenza. Também foram apresentadas hoje  as parcerias da Secretaria Estadual da Saúde  com o Telessaúde/UFRGS e o Conselho Regional de Medicina (CREMERS), que resultaram em um canal via telefone 0800 e site, além de peças publicitárias sobre o tema.
No evento de apresentação, realizado na sede do CREMERS, em Porto Alegre, o secretário João Gabbardo dos Reis reiterou que a vacinação é uma das armas para o enfrentamento à gripe. “Mas não é a única. É fundamental a adoção, por todos, de hábitos que também irão proteger e diminuir a circulação do vírus”, frisou. Entre os cuidados que ele destaca, está a proteção da boca e nariz ao tossir e espirrar, cobrindo-os preferencialmente com a dobra do cotovelo, evitando o uso das mãos. Gabbardo também ressaltou a importância de lavar as mãos com frequência, com água e sabão ou utilizando álcool gel, assim como evitar locais com aglomeração de pessoas (escola, transporte público, centros comerciais, entre outros) se estiver com os sintomas.
Em relação à parceria com o CREMERS, o secretário apontou a necessidade de consenso nas informações trabalhadas pela comunidade médica. “Nosso anseio é por uma uniformidade nas orientações, sem divergências e com a adesão dos profissionais, sejam da rede pública ou privada”, afirmou. A fala foi ratificada pelo presidente do conselho, Rogério Aguiar, que comentou o princípio ético de estender ao maior número de pessoas os avanços e informações da área médica. Na sequência, foi apresentada a campanha de mídia da entidade em parceria com a SES e UFRGS, que fala do alerta ao H1N1. A ação publicitária conta com cartazes informativos, outdoors, peças em jornais e no site do conselho.

RSContraGripe
A campanha RSContraGripe, uma parceria da SES/RS  com o núcleo de Telessaúde da UFRGS e o Cremers, também foi apresentada esta manhã. O telefone 0800-645-3308 já está disponível para esclarecimento de dúvidas sobre sintomas, prevenção e recomendações sobre a gripe e Influenza. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 horas às 17h30min. As ligações são gratuitas. Além disso, o site telessauders.ufrgs.br/gripe disponibiliza vídeos e materiais informativos para download sobre cuidados para prevenir e tratar a gripe, resfriados e outros problemas respiratórios.
Vacinação no RS
Ao todo, mais de 3,5 milhões de pessoas no Estado integram os públicos-alvo da vacinação. São eles: Maiores de 6 meses a menores de 2 anos; Maiores de 2 anos a menores de 5 anos;  Gestantes (em qualquer idade gestacional); Puérperas (mulheres no período até 45 dias após o parto); Trabalhadores da Saúde; Povos indígenas; Pessoas com 60 anos ou mais; População privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; Pessoas portadoras de doenças crônicas
Os públicos ” que não sofreram alteração em relação a 2015 – foram escolhidos levando-se em conta quem possui mais chances de desenvolver complicações a partir da gripe. Neste próximo sábado, 30 de abril, será o Dia D da campanha, quando os mais de 1,8 mil pontos de vacinação  no RS estarão extraordinariamente abertos para a imunização. Estudos científicos utilizados pelo Ministério da Saúde demonstram que a vacinação pode reduzir em até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e em aproximadamente 50% nas doenças relacionadas à Influenza.

Portadores de comorbidades
Devem receber a vacina pessoas com doenças respiratórias, cardíacas, com imunodeficiência, entre outras que tenham recomendação médica para isso. A vacinação desse grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da imunização. Pacientes já vinculados a programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a dose. Em caso de não haver posto de vacinação no local onde o paciente é atendido regularmente, deve-se buscar a prescrição médica na próxima consulta que estiver agendada. Pacientes atendidos na rede privada ou conveniada também devem buscar a prescrição médica com antecedência e apresentá-la nos postos de vacinação.

Confira outras notícias

thumb site

AMRIGS celebra formatura de novos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS

Em um momento repleto de emoções e conquistas, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da cerimônia de formatura dos residentes do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizada no Salão de Atos no dia 22 de fevereiro. O pres...
thumb site

Hospital Ernesto Dornelles forma 29 residentes em 12 especialidades médicas

A noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi marcada pela formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles, parceiro da Prova AMB/AMRIGS, aplicada anualmente. A cerimônia, que aconteceu no Clube Sogipa em Porto Alegre, contou com a presença do presid...
WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
plugins premium WordPress