Integração da Saúde com universidades é tema de documentário

Integração da Saúde com universidades é tema de documentário

Categoria:

Compartilhar:

Integração da Saúde com universidades é tema de documentário

Porto Alegre tem se destacado na integração entre sistema de saúde e universidades como forma de qualificar o atendimento nas diversas regiões da cidade, fortalecendo a relação da Secretaria Municipal de Saúde com as instituições de ensino. Para mostrar o trabalho desenvolvido na Capital e em outras duas cidades brasileiras, Belo Horizonte e Caruaru, o Ministério da Saúde produz um documentário destacando as experiências exitosas no sentido de estimular que outros municípios desenvolvam projetos semelhantes. Na quinta-feira, 22, a equipe de produção do filme conversou com trabalhadores, professores, usuários e estudantes e captou os primeiros depoimentos do filme.
A consultora técnica do Departamento de Gestão de Educação na Saúde, vinculado à Secretaria de Gestão do Trabalho de Educação em Saúde do Ministério da Saúde, Bárbara Leite, conheceu o trabalho feito em Porto Alegre nos últimos 15 anos na área da integração ensino e serviço. “Percebemos que há muitos avanços no desenvolvimento construído nesse período e consideramos que essa história construída aqui deveria ser compartilhada e divulgada a outros municípios e Estados”, contou Bárbara. “Vamos aproveitar a experiência de Porto Alegre relacionada à gestão para dar visibilidade ao que já foi feito, que o ministério reconhece como potente. Esse foi o motivo da escolha da capital gaúcha para construir o documentário junto com a gente”, afirmou.
A rede municipal de Saúde está dividida por regiões, em oito gerências distritais, cada uma vinculada a instituições de ensino conveniadas, com estágios para alunos de graduação nas 141 unidades de saúde e nos hospitais. Em seu depoimento, o secretário municipal de Saúde, Fernando Ritter, destacou a ampliação das pesquisas não só clínicas, mas de campo, com atuação nos territórios da cidade. “As unidades de saúde e os hospitais servem hoje como campos de pesquisa e isso potencializou o desenvolvimento de núcleos de tecnologia na rede. Atualmente, as universidades nos procuram para ampliar as possibilidades de estágios para cursos que ainda não estão incluídos”, avaliou. O secretário destacou que, a partir da integração, os trabalhadores também passaram a se interessar mais por cursos de pós-graduação, tanto especialização quanto mestrado e doutorado. 
Coapes – De acordo com Ritter, a ideia é tentar melhorar ainda mais a relação da secretaria com as universidades a partir do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino e Serviço (Coapes). “Acreditamos que, até o final do ano, tenhamos o Coapes estruturado e assinado e contamos que a cidade terá um salto de qualidade com essa nova ação”, disse. 
A assistente social da Coordenação de Atenção Básica, Liliane Maria dos Santos, e a enfermeira da assessoria técnica da Equipe de Desenvolvimento, Lilia Maria Woitikoski Azzi, comentaram que muito do crescimento na integração ensino/pesquisa se deu a partir dos programas desenvolvidos pelo Ministério da Saúde, como o Pro Saúde, que favoreceu a aproximação das universidades com os serviços, colocando os trabalhadores em contato direto com os alunos, e o Pro PET (Programa de Educação para o Trabalho), que potencializou essa relação e estimulou o surgimento de novos projetos e pesquisas, apresentadas em congressos, estimulando a qualificação profissional dos trabalhadores. “A partir das pesquisas quantitativas e qualitativas, melhoramos o processo de trabalho e as relações interpessoais, o que deu um saldo de qualidade nas ações de saúde do município”, afirmou Liliane. O Pro Saúde possibilitou também a qualificação da infraestrutura, com a ampliação de unidades de saúde, a informatização e o uso de novas tecnologias.
Documentário – O filme é um documentário movimento, considerando a passagem por diferentes cidades do país para mostrar como está a integração ensino e serviço. “É um vídeo de educação, voltado tanto aos trabalhadores quanto às instituições de ensino, estudantes e gestores”, explicou Bárbara. A ideia é que o material seja utilizados pelas universidades, nos espaços de educação permanente das unidades de saúde, para contribuir no processo de integração ensino e serviço. “Não é um vídeo institucional, é um documentário de informação e compartilhamento de experiências. Imaginamos que outros vídeos poderão ser produzidos pelos próprios alunos de graduação, mostrando o trabalho que vêm fazendo”, completou. O material reunirá depoimentos de trabalhadores, estudantes, professores, gestores, usuários e integrantes dos conselhos distritais e do Conselho Municipal de Saúde. 

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress