Na manhã da última quarta-feira, 23 de março, ocorreu o lançamento oficial do Congresso Integrado das Entidades de Saúde – CIES, que ocorrerá nos dias 10 a 13 de maio de 2012, em Gramado-RS. O objetivo desse Congresso é a integração dos vários segmentos que compõem a área da saúde, com a finalidade da qualificação do atendimento à população do Rio Grande do Sul.
O tema central que será discutido no Congresso será “Inovação e Sustentabilidade”. Mediante a esse tema central, serão discutidas questões como a regulação da área da saúde, a judicialização da atividade médica, novos modelos de remuneração e gestão, entre outras.
Segundo a Comissão Organizado do CIES, o projeto é pioneiro para a área de saúde do Rio Grande do Sul, pois busca uma articulação estratégica do setor. Confira, abaixo, os comentários dos representantes dos segmentos de saúde do RS a respeito do CIES.
Dr. Alceu Alves da Silva – Presidente do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre-RS – Sindihospa
“Este é muito mais que um evento, é uma expressão da vontade das entidades representativas do setor da saúde, médico-hospitalares. Essas instituições, embora atuem em segmentos diferentes, buscam pontos de convergência. Assim, este evento tem como o objetivo o fortalecimento do segmento da saúde, para que tenhamos uma proporcionalidade entre a importância que temos na sociedade e em relação às políticas e questões financeiras que envolvem a área da saúde. Nós iremos para um debate qualificado com o poder público e com o mercado privado, pois queremos viabilizar a área da saúde. Por trás de todas essas questões, está a qualidade do serviço de saúde prestado à sociedade gaúcha.”
Dr. Cláudio Allgayer – Presidente do Sindicato dos Hospitais do Rio Grande do Sul – Fehosul
“Nós estamos construindo na prática um conceito de cadeia produtiva do setor da saúde, que engloba desde os fabricantes dos equipamentos, matérias e insumos utilizados na prevenção e assistência a saúde; passando pelos prestadores de saúde, quer individuais médicos, quer institucionais – hospitais, clínicas e laboratórios; bem como pelo segmento do varejo e do comércio na área da saúde. Dessa forma, propiciando cuidados de saúde mais abrangentes e de melhor qualidade à população. Nós estamos integrando esses diferentes elos da cadeia produtiva do setor saúde, de maneira que, articuladamente, nós possamos melhorar a eficiência e a eficácia do trabalho desenvolvido em prol das coletividades.”
Deputado Pedro Westphalen – Vice-Presidente dos Sindicato dos Hospitais do Rio Grande do Sul – Fehosul
“A cadeia produtiva da área de saúde gaúcha gera mais de cinco bilhões anualmente, são mais de 100 mil empregos diretos e 300 mil indiretos. Portanto, o segmento de saúde em nosso Estado é de grande representatividade. Por isso, eu tenho a certeza e convicção que a partir de 2012, com esse evento, teremos um grande avanço na busca de uma melhoria no atendimento ao paciente.”
Dr. Oswaldo Balparda – Presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, Religiosos e Filantrópicos do Rio Grande do Sul
“A nossa proposta é trazer uma discussão conjunta de um setor tão complexo como é o setor da saúde, a fim de nos mobilizarmos para prever os caminhos futuros do setor. Nós precisamos buscar novos modelos de atuação e de trabalho para que possamos discutir a saúde de uma forma diferente. É necessário também que as entidades governamentais possam regular aspectos importantes e que permitam que o setor da saúde possa ter certa liberdade de regulação, tal qual é permitido a outros segmentos. A área da saúde precisa ser vista com suas necessidades específicas. Essa área cresce em tecnologia, condições de atendimento e humanização. Nós precisamos lutar pela melhoria constante desses aspectos e pelo atendimento da população. Necessitamos, assim, de condições favoráveis.”
Dr. Alfredo Cantalice – Associação Médica do Rio Grande do Sul – Amrigs
“O dia de hoje representa um marco da união das entidades médico-hospitalares, que é uma ação inédita no Brasil. Nós temos um grupo de trabalho bastante atuante na sociedade. Nós vamos levar a esse congresso temas que versem sobre a inovação e sustentabilidade na área da saúde. Agora em agosto, teremos um Fórum a respeito da judicialização na área da saúde em Passo Fundo.”
Prof. Fernando Torelly – Superintendente do Hospital Moinhos de Vento
“Estamos almejando que o Rio Grande do Sul seja um pólo de conhecimento, de gestão e desenvolvimento na área da saúde com destaque nacional. Queremos, dessa forma, criar um modelo integrado para que a saúde possa ser discutida com importância e relevância, contribuído para que se possa qualificar cada vez mais esse sistema, seja público ou privado, para que a rede básica possa atender satisfatoriamente o cidadão gaúcho.”
Dr. Cláudio Seferin – Superintendente do Sistema de Saúde Mãe de Deus
“Uma das motivações para a realização do CIES é a questão da modernização do setor de saúde no Estado. Falta divulgação adequada dos grandes avanços que temos obtidos na área, para que a população conheça os grandes investimentos que estão sendo realizados nesse sentido, tanto por parte dos hospitais públicos como privados. Outra motivação é a formação de opiniões únicas dos vários segmentos da área da saúde para que se possa ter maior unanimidade nas ações a serem desenvolvidas. A partir de debates qualificados e conclusivos, buscaremos implementar ações necessárias para as mudanças positivas com a participação de todos. Nós somos, hoje, participantes de um grande processo médico-assistencial, e a população espera que ocorram melhorias.”
Mais informações sobre o CIES: (51) 3019.2444 ou acontece@aconteceeventos.com.br
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.