Ministro da Saúde descarta vacina contra a dengue para o próximo verão

Ministro da Saúde descarta vacina contra a dengue para o próximo verão

Categoria:

Compartilhar:

Ministro da Saúde descarta vacina contra a dengue para o próximo verão

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (10) não estar animado com a proposta de vacina contra a dengue apresentada pela empresa Sanofir Pasteur. Segundo ele, a dose tem eficácia de apenas 62%, e a taxa de prevenção de casos graves está entre 83% e 84%.
“Não nos anima. Essa é a opinião técnica do ministro. Tenho todo o direito de fazer uma avaliação preliminar”, disse. “Não me sinto estimulado”, completou Chioro ao avaliar como mais promissoras propostas de vacina contra a dengue em fases mais iniciais de testes.
Em audiência pública no Senado, o ministro classificou de absolutamente infundadas as informações de que o país terá uma vacina contra a dengue disponível já para o próximo verão. “Prometer uma vacina que não chegará só desarma a população”, argumentou.
Chioro lembrou que nenhum dos laboratórios que desenvolvem vacinas contra a dengue tem capacidade de produção para dar conta da demanda. “Só vamos incorporar ao SUS [Sistema Único de Saúde] uma vacina efetiva, segura e que tenha um custo capaz de ser sustentado”, afirmou Arthur Chioro.
Outro problema avaliado pelo ministro é que a vacina da Sanofir Pasteur, se aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), exige a aplicação de três doses ao longo do período de um ano para imunizar a população contra a dengue e não poderá ser usada em crianças e idosos.

Confira outras notícias

thumb site

AMRIGS celebra formatura de novos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS

Em um momento repleto de emoções e conquistas, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da cerimônia de formatura dos residentes do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizada no Salão de Atos no dia 22 de fevereiro. O pres...
thumb site

Hospital Ernesto Dornelles forma 29 residentes em 12 especialidades médicas

A noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi marcada pela formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles, parceiro da Prova AMB/AMRIGS, aplicada anualmente. A cerimônia, que aconteceu no Clube Sogipa em Porto Alegre, contou com a presença do presid...
WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
plugins premium WordPress