Ministro da Saúde e prefeitos debaterão epidemia de dengue com senadores

Ministro da Saúde e prefeitos debaterão epidemia de dengue com senadores

Categoria:

Compartilhar:

Ministro da Saúde e prefeitos debaterão epidemia de dengue com senadores

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, será um dos convidados para debater na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) a epidemia de dengue no país. Proposta de audiência pública, ainda sem data definida, foi aprovada pela comissão na quarta-feira (6). Sugerido pelo senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), o requerimento acabou subscrito por outros senadores. Para Crivella, é necessário conhecer as estratégias e ações de diferentes áreas de governo para enfrentar a epidemia.
Serão também chamados dois prefeitos para relatar as dificuldades que enfrentam para combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor: o titular  de uma prefeitura de grande orçamento e outro que esteja à frente de um município pobre, que estejam igualmente enfrentando o avanço da doença.
Em princípio, a ideia é trazer os prefeitos dos municípios de São Paulo (SP), Fernando Haddad, e de Cruzeiro do Sul (AC), Vagner Sales. São localidades com diferentes realidades orçamentárias, mas com o problema comum da dengue. A inclusão de dois prefeitos entre os convidados foi solicitada pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC).
Para Petecão, não adianta apenas ouvir as autoridades federais, pois a dengue está nos municípios, que quase sempre não dispõem de meios e infraestrutura para evitar a proliferação do mosquito transmissor. A seu ver, o depoimento de prefeitos pode ajudar nas soluções. Antes, Otto Alencar (PSD-BA) já havia criticado a tendência de se culpar municípios e estados pelo problema da dengue.
A lista de convidados inclui também laboratórios que estão pesquisando uma vacina contra a dengue e ainda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Números
Até 18 de abril, foram registrados em todo o país 745.957 novos casos de dengue. O ministro Chioro admitiu na segunda-feira (4) que os números devem crescer. Também salientou que a epidemia é concentrada em sete estados, onde as ocorrências da dengue estão acima de 300 casos por 100 mil habitantes: Acre (1.064,8 casos); Goiás (968,9); São Paulo (911,9); Mato Grosso do Sul (462,8); Tocantins (439,9); Rio Grande do Norte (363,6); e Paraná (362,8).

Confira outras notícias

thumb site

DU AMRIGS marca presença na recepção de calouros da Universidade Franciscana em Santa M...

A recepção dos alunos do primeiro semestre de Medicina da Universidade Franciscana (UFN) em Santa Maria, que marcou o início da jornada acadêmica dos novos estudantes, contou com a presença da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) e do seu Departamento Universitário (DU), representado p...
240223_CristineRochol_Formatura_SMS-0326

Cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre cel...

Na última sexta-feira, 23 de fevereiro, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) sediou a cerimônia de formatura dos residentes do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS-POA). O momento marcou a conclusão de uma importante etapa na jornada acadêmica e profissional na residência ...
Thumb Site

Preciso fazer minha primeira declaração de imposto de renda em 2024. E agora?

Dúvidas sobre como declarar corretamente o Imposto de Renda afligem até mesmo os contribuintes mais experientes. Quem vai fazer a declaração pela primeira vez precisa ter atenção redobrada para evitar os erros que fazem o contribuinte cair na malha fina da Receita Federal. Os estreantes precisam ...
plugins premium WordPress