Monumentos de Porto Alegre é tema de palestra na AMRIGS

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Monumentos de Porto Alegre é tema de palestra na AMRIGS

A Associação Médica do Rio Grande do Sulrealizou, no dia 9 de setembro, a Reunião do Projeto Amparo. No vigésimo segundo, Arnoldo Walter Doberstein ministrou uma palestra com o tema “Os monumentos de Porto Alegre através dos tempos”.

O palestrante foi apresentado pelo Dr. Varo Duarte, coordenador do Projeto Amparo. Após, o professor apresentou e explicou os monumentos da capital gaúcha e do interior através do contexto histórico, desde a encomenda até o local inserido. O pesquisador comentou também as diversas fases da história brasileira desde o início do século XX, e as ideologias que influenciaram a arte urbana, como o positivismo, o populismo, o militarismo e aspectos da contemporaneidade, englobando não somente as artes oficiais, como as civis também.

Arnoldo analisou elementos importantes de monumentos famosos de Porto Alegre, como o Monumento a Júlio de Castilhos (na Praça da Matriz), o ao Expedicionário (na Redenção), aos Açorianos (próximo ao Centro Administrativo) e até a Estátua do Laçador (atualmente no aeroporto), onde  contou alguns fatos interessantes em relação à escultura.

O projeto

A AMRIGS, através do Projeto Amparo, realiza encontros mensalmente (nas segundas segundas-feiras) com os associados que acumularam bagagem profissional e cultural ao longo do tempo e que podem compartilhar essas experiências com os demais interessados. O Dr. Varo Duarte é o coordenador do Projeto e tem como secretária Núbia Barcellos, que articula o processo de organização das palestras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress