Mudanças de infraestrutura do Instituto Vida Solidária influenciam positivamente no processo de aprendizagem dos alunos

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Mudanças de infraestrutura do Instituto Vida Solidária influenciam positivamente no processo de aprendizagem dos alunos

Reforço escolar, incentivo à leitura e às artes, educação esportiva e aulas de informática são algumas das atividades e princípios introduzidos pelo Instituto Vida Solidária a cerca de 40 crianças e adolescentes moradoras da Comunidade São Pedro em Porto Alegre. No turno inverso da escola, estes jovens se encontram no IVS para ações de assistência social e saúde.

O processo de ensino de qualidade é possível através dos profissionais qualificados que atuam na entidade e das melhorias que estão constantemente sendo implementadas na infraestrutura e materiais do local.

Entre as atividades preferidas dos alunos estão as aulas de jiu-jitsu, realizadas todas as quintas-feiras, com o professor Vagner Bueno, da Academia VBF Team. Até o ano passado, os exercícios eram feitos apenas dentro do prédio. Entretanto, um novo espaço foi inaugurado em dezembro de 2022, após destinação de verbas de emenda parlamentar do vereador Moisés da Silva Barbosa, conhecido como Maluco do Bem. Agora, é possível realizar as práticas do esporte ao ar livre, em dias de sol e de chuva.

“Com essa área lá fora, nós conseguimos até respirar melhor, não ficamos mais com dor de cabeça por ficar embaixo do sol. Usamos bastante a parte da frente do IVS agora. Jogamos bola, conversamos, temos aulas de dança”, conta Débora Alice Ortiz Bianchi de 11 anos.

“O pátio foi a melhor mudança”, opina a aluna de 12 anos de idade, Maria Eduarda Garcia Rodrigues.

Se quinta-feira é o dia do jiu-jitsu, quarta-feira é o dia da informática. O Instituto Vida Solidária conta com novos computadores, também adquiridos através da emenda do vereador Moisés Barboza.

“Nós utilizamos os computadores para jogar e também para fazermos pesquisas para o IVS e para a escola também. A última pesquisa que eu fiz foi sobre a Revolução Farroupilha”, diz D’Alessandro Dubois Rodrigues, 12 anos.

Lara Szczesniak da Rocha, também de 12 anos, divide outros temas que aprenderam na internet.

“Nós também pesquisamos sobre o significado do Ano Novo e do Natal, e como entrar em e-mail”.

As máquinas são utilizadas, inclusive, para a elaboração de currículos dos alunos do Projeto Futurando do Instituto Vida Solidária, de preparação para inserção de adolescentes no mercado de trabalho pelo programa Jovem Aprendiz.

Entre as atividades e espaços que ainda não têm no IVS, mas que são de interesse das crianças, estão um canto de maquiagem e aulas de pintura.

O Instituto Vida Solidária (IVS) é uma organização privada, sem fins lucrativos, que promove projetos sociais para crianças, adolescentes e adultos em situação de vulnerabilidade social, atendendo aproximadamente 400 famílias da Comunidade São Pedro, na capital. Sua mantenedora é a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS).

Fonte: Ana Carolina Lopes
Fotos: Ana Carolina Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress