Municípios da Grande Porto Alegre discutem o enfrentamento à sífilis congênita

Municípios da Grande Porto Alegre discutem o enfrentamento à sífilis congênita

Categoria:

Compartilhar:

Municípios da Grande Porto Alegre discutem o enfrentamento à sífilis congênita

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio da 2ª Coordenadoria Regional, realizou nesta terça-feira (25) um seminário para abordar o enfrentamento à sífilis congênita, quando a doença passa de mãe para filho. A regional é composta por 25 municípios, como a Capital, Vale do Gravataí, região Carbonífera e Costa Doce. Essas cidades reúnem cerca de metade dos casos da doença no Estado. A partir do evento serão elaboradas estratégias para a prevenção desses casos, já que, quando identificada e tratada em tempo oportuno, as chances de se evitar que o bebê seja contagiado são de praticamente 100%. 
Em 2014, o Rio Grande do Sul registrou 1.123 casos de sífilis em crianças menores de um ano de idade. Desses, 517 estão localizados na 2ª CRS, com principal destaque para Porto Alegre, Viamão, Alvorada e Gravataí. O diretor do Departamento de Ações em Saúde da SES, Elson Farias, destaca que a sífilis congênita é um problema de saúde pública mundial. “É um desafio que nos provoca a criarmos estratégias colaborativas e redes de ação envolvendo não apenas um município isolado”, afirmou. A coordenadora da 2ª CRS, Tarsila Crusius completou dizendo que oportunidades como o seminário desta terça-feira servem para ouvir as demandas dos municípios e, a partir disso, serem construídas ações com o apoio da regional. 
A sífilis é uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria. Ela pode passar de mãe para filho durante a gestação ou no parto. Na criança ela pode se manifestar logo após o nascimento, durante ou após os primeiros dois anos de vida. Na maioria dos casos, os sinais e sintomas estão presentes já nos primeiros meses de vida. Ao nascer, a criança pode ter pneumonia, feridas no corpo, cegueira, dentes deformados, problemas ósseos, surdez ou deficiência mental. Em alguns casos, a sífilis pode ser fatal. 
O diagnóstico pode ser feito durante o pré-natal, através dos testes rápidos, disponíveis nos serviços da atenção básica de todos os municípios. Se identificada em tempo oportuno, o tratamento com antibiótico não só cura a mãe como também garante, com quase 100% de eficácia, que o bebê não seja contagiado, se for iniciado até 30 dias antes do parto. Outro desafio da saúde pública após o diagnóstico da gestante é sensibilizar o parceiro para também realizar o tratamento.
Com cerca de 2,7 milhões da habitantes, a 2ª Regional de Saúde é formada pelos municípios: Alvorada, Arambaré, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Barra do Ribeiro, Butiá, Cachoeirinha, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Charqueadas, Chuvisca, Dom Feliciano, Eldorado do Sul, General Câmara, Glorinha, Gravataí, Guaíba, Mariana Pimentel, Minas do Leão, Porto Alegre, São Jerônimo, Sentinela do Sul, Sertão Santana, Tapes e Viamão.

Confira outras notícias

thumb site

AMRIGS celebra formatura de novos especialistas do Hospital São Lucas da PUCRS

Em um momento repleto de emoções e conquistas, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou da cerimônia de formatura dos residentes do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizada no Salão de Atos no dia 22 de fevereiro. O pres...
thumb site

Hospital Ernesto Dornelles forma 29 residentes em 12 especialidades médicas

A noite de quarta-feira, dia 21 de fevereiro, foi marcada pela formatura de mais uma turma do Programa de Residência Médica do Hospital Ernesto Dornelles, parceiro da Prova AMB/AMRIGS, aplicada anualmente. A cerimônia, que aconteceu no Clube Sogipa em Porto Alegre, contou com a presença do presid...
WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
plugins premium WordPress