NOTA PÚBLICA AMRIGS, AMECS E UNIMED NORDESTE RS: APOIO À VACINAÇÃO CONTRA COVID-19 EM CAXIAS DO SUL

Categoria:

publicada em

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), maior entidade médica do nosso Estado, sua Seccional, Associação Médica de Caxias do Sul (AMECS) e a Unimed Nordeste RS, reforçam, conjuntamente, seus propósitos de fomento à discussão em torno da ciência médica e da difusão irrestrita do conhecimento médico-científico a toda nossa comunidade.

No ano de seu aniversário de 70 anos, legitimada por representar todo movimento médico associativo gaúcho, buscamos sempre a promoção das melhores práticas médicas, e entendemos ser fundamental a parceria com as Seccionais do Rio Grande do Sul.

As entidades entendem a importância do momento vivido frente à pandemia mundial da COVID-19 e mantêm-se atentas e preocupadas com os números em nosso estado:
564.216 casos confirmados e 10.995 óbitos são os dados atualizados.

No dia 17 de janeiro de 2021, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), aprovou o uso emergencial e temporário de duas vacinas contra o coronavírus. Ambas, após revisão e apresentação dos pareceres técnicos, foram recomendadas à aprovação, pois atendem aos critérios obrigatórios de segurança e eficácia estabelecidos pelo órgão regulador brasileiro.

Com a aprovação da ANVISA, tanto da vacina produzida pelo laboratório chinês Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan, a Coronavac, como da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca/Universidade de Oxford, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, foi iniciada a imunização no Brasil.

O Ministério da Saúde tem recebido centenas de milhares de doses, de ambas as vacinas, e iniciou a distribuição imediata a todos os estados brasileiros, seguindo o delineamento dos grupos prioritários.

A AMRIGS, AMECS e Unimed Nordeste RS saúdam com otimismo este momento histórico no combate à pandemia do coronavírus e conclamam toda a comunidade de Caxias do Sul a aderir ao Plano Estadual de Vacinação Contra a COVID-19 do Rio Grande do Sul.

Lembramos que a importância da vacinação não está somente na proteção imunológica individual, mas, sobretudo na sua aplicação de forma coletiva e na possibilidade de contenção da propagação da doença.

Ainda, enquanto a imunização não for possível a todos, reiteramos a importância da manutenção dos protocolos protetivos individuais – usar máscaras, lavar as mãos, manter distanciamento social – sabidamente eficazes e imprescindíveis para assegurar menor risco de contágio.

Porto Alegre, 09 de fevereiro de 2021.

Dr. Gerson Junqueira Jr.
Associação Médica do Rio Grande do Sul