Notícias

21/06/2021 - Presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul visita sede da Associação Catarinense de Medicina



Encontro reforçou a integração das duas entidades em defesa da medicina, dos médicos e da saúde da população dos dois estados

Na tarde desta segunda-feira (dia 21 de junho), o presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM), Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, recebeu o presidente da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), Dr. Gerson Junqueira Junior, na sede da entidade estadual. O encontro teve como meta estreitar ainda mais o relacionamento entre as duas Federadas da Associação Médica Brasileira (AMB) no Sul do país, que já são parceiras há cerca de 10 anos na realização da Prova ACM/AMRIGS, que mobiliza milhares de candidatos, anualmente, no mais importante exame para a seleção de vagas nos Serviços de Residência Médica em diversas especialidades. Os dirigentes também conversaram sobre as iniciativas desenvolvidas em cada estado, destacando o trabalho para a fidelização de associados e a integração de um número maior de médicos junto ao movimento associativo, na defesa dos profissionais e da qualidade da saúde da população.

O presidente catarinense apresentou a criação do ACM Empresa, que visa à associação de Pessoas Jurídicas, para ampliar o escopo das atividades e para a sustentabilidade da entidade. O presidente da AMRIGS também contou sobre as medidas adotadas no estado vizinho, para o efetivo fortalecimento da representação médica. Ainda foi tema do encontro o desafio do enfrentamento da Covid-19 e as transformações que a pandemia vem trazendo para a medicina, especialmente no relacionamento médico-paciente. A troca de ideias também abordou a possibilidade de eventos conjuntos e de iniciativas junto aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, assim como a necessária vigilância de normas e regramentos da saúde, seja no setor público ou privado, para a segurança da assistência médico-hospitalar como um todo.

Importante aproximação

De acordo com o presidente da AMRIGS, a ACM é a principal parceira na Prova de Residências Médicas, em conjunto com a AMB, o que torna ainda mais importante a aproximação entre as entidades. “Traçamos um paralelo e identificamos as semelhanças das duas instituições, as dificuldades comuns e o papel que cada uma desempenha em seus estados, junto aos médicos e à política de saúde. Também projetamos promoções reunindo ainda a Associação Médica do Paraná (AMP), mostrando a unidade da região Sul para o restante do Brasil. Enfim, foi uma conversa muito agradável, um encontro profícuo e de abertura de novos diálogos”.

Para o dirigente da ACM, o primeiro encontro presencial dos presidentes representou a união ainda maior entre as associações. “Dessa forma intensificamos a parceria também na proteção das fronteiras da medicina e da representatividade profissional, diante de outras instituições e estados”, afirmou Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, que recebeu o convite para conhecer a sede da AMRIGS, em Porto Alegre, possivelmente no dia 27 de outubro, quando acontecerá a comemoração dos 70 anos da entidade do estado vizinho.

Fonte: ASCOM ACM
Foto: ASCOM ACM 



Todas Notícias