Notícias

14/11/2021 - Mais de cinco mil pessoas realizaram a Prova AMB/AMRIGS neste domingo



Candidatos tiveram cinco horas para realização da prova que iniciou pontualmente às 9h

O domingo (14/11) foi de dedicação ao futuro na profissão médica. Mais de cinco mil pessoas realizaram a Prova AMB/AMRIGS, aplicada em cinco estados brasileiros. O presidente da AMRIGS, Gerson Junqueira Jr, destaca a importância do exame no país.

“Desde 2019, a prova é chancelada, também, pela Associação Médica Brasileira e aplicada em vários estados brasileiros. Além do Rio Grande do Sul, está presente em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. São 165 programas de residência médicas pelo país incluindo especialidades com acesso direto ou com pré-requisitos”, disse.

O coordenador da Prova AMB/AMRIGS, Antonio Carlos Weston, enalteceu o trabalho feito por todos seguindo rigorosamente as orientações e protocolos relacionados a pandemia. Além do uso obrigatório de máscaras, o espaço contou com distanciamento entre as classes, adequada circulação de ar e disponibilização de álcool gel.

“Estivemos muito atentos a todos esses detalhes, uma vez que a pandemia não acabou. Além disso, ficamos muito felizes com o grande interesse dos estudantes e profissionais pela Prova AMBR/AMRIGS que cresce a cada ano. Novos programas de residência médica, passaram a usar a seleção como ferramenta de ingresso, o que nos deixa muito felizes e motivados”, comentou.

A especialidade com maior densidade de candidatos por vaga foi a psiquiatria, no Hospital Santa Catarina, de Blumenau registrando 103 candidatos por vaga. A segunda maior, foi a Fundação Mário Martins, também em psiquiatria, onde foram computados 97 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, ficou a especialidade de otorrinolaringologia, na Universidade Luterana do Brasil, com 87 candidatos por vaga.

O diretor Científico e Cultural da AMRIGS, Guilherme Napp, reforça que é uma prova tradicional, reconhecida pela sua qualidade e idoneidade.

“É um grande legado da Associação, e nosso objetivo, enquanto atual direção da entidade, é aumentar ainda mais sua utilização como instrumento de avaliação de conhecimento médico para seleção em concursos de Residência Médica, e miramos sua utilização como a prova teórica para o processo de Revalidação de Diploma para médicos formados no exterior”, disse.

A divulgação dos Gabaritos Preliminares das Provas Teórico-Objetivas está prevista para o dia 16 de novembro. A divulgação dos Gabaritos Definitivos ocorrerá no dia 25 de novembro. A disponibilização das Grades de Respostas das Provas Teórico-Objetivas no site da FUNDATEC está prevista para 30 de novembro.

Acompanharam a aplicação da prova, coordenador da Prova AMRIGS, Antonio Carlos Weston; os diretores da AMRIGS, Breno José Acauan Filho e Ricardo Moreira Martins; o presidente da Fundatec, Carlos Henrique da Cunha Castro; o gerente da AMRIGS, Ronald Greco e a analista do NTC - Núcleo Técnico Científico da AMRIGS, Cláudia Schmaedeche.

A baixa abstenção chamou a atenção. Dos 1.543 candidatos inscritos para aplicação na prova em Porto Alegre, apenas 42 não compareceram. A abstenção foi de 2,72%. Na capital gaúcha, local de maior concentração, a prova foi realizada na PUCRS. Além de Porto Alegre, a prova foi aplicada nos municípios de Cacoal/RO, Campo Grande/MS, Caxias do Sul/RS, Chapecó/SC, Criciúma/SC, Florianópolis/SC, Joinville/SC, Lages/SC, Passo Fundo/RS, Pelotas/RS, Porto Velho/RO, Rio Grande/RS, Santa Cruz do Sul/RS, Santa Maria/RS e Várzea Grande/MT.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: Marcelo Matusiak



Todas Notícias