Novo protocolo da OMS determinará que todas PVHA sejam tratadas assim que diagnosticadas

Novo protocolo da OMS determinará que todas PVHA sejam tratadas assim que diagnosticadas

Categoria:

Compartilhar:

Novo protocolo da OMS determinará que todas PVHA sejam tratadas assim que diagnosticadas

Organização Mundial da Saúde anunciou neste domingo (19), em Vancouver, Canadá, que seu novo protocolo para tratamento das pessoas vivendo com HIV/aids, a ser lançado em dezembro deste ano, determinará que todas as pessoas com HIV no mundo sejam tratadas com terapia antirretroviral assim que diagnosticadas, independentemente de sua carga viral. A medida já é praticada desde dezembro de 2013 pelo Brasil, que adotou o “Testar e Tratar” como política de tratamento, com a edição do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas.
O anúncio ocorreu numa sessão pré-Congresso IAS 2015, cuja abertura está prevista para as 19h (horário de Brasília) deste domingo (19). O congresso da International Aids Society é um dos maiores fóruns científicos no campo de HIV e aids de todo o mundo, e acontece no Centro de Convenções de Vancouver, de hoje a 22 de julho.
Na sua apresentação, a OMS fez questão de mencionar o exemplo do Brasil, enfatizando que a adoção do novo protocolo melhorou a saúde das pessoas vivendo com HIV. Antes do protocolo, cuja aplicação se iniciou em dezembro de 2013, o Brasil registrava uma taxa média de CD4 de 265 células/mm3 assim que o paciente entrava em tratamento. Hoje, a taxa média de CD4 é de 419 células/mm3 no início do tratamento.
Os níveis de adesão dos pacientes se mantiveram os mesmos, uma vez que a supressão de carga viral permaneceu estabilizada entre 2013 e 2014.
Chamado a comentar o novo protocolo em uma mesa de debates aberta logo após o anúncio, o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, ressaltou que a mudança não foi imposta e que a evidência mostra “que essa é realmente a direção que deve ser tomada por todo o mundo”.
O secretário-executivo do Unaids, Luiz Loures, parabenizou a OMS pela iniciativa e afirmou que a organização lidera globalmente a resposta à aids no setor de saúde com decisões baseadas em evidência científica.
O novo protocolo da OMS prevê, ainda, que a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) seja recomendada como uma opção de terapia adicional para todas as pessoas que integrem populações com risco substancial de serem infectadas pelo HIV (prevalência superior a 3%).
NOVO PROTOCOLO DA OMS DE TESTAGEM – Na mesma sessão em que antecipou alguns pontos do protocolo de HIV, a OMS lançou seu novo guia sobre testagem de HIV, que traz importantes avanços.
O novo guia estimula a capacitação de membros da comunidade para que estes possam aplicar o teste de aids e a testagem em organizações comunitárias que tenham acesso mais amplo às populações mais vulneráveis ao HIV. O Brasil adota as duas medidas no projeto Viva Melhor Sabendo.
Fábio Mesquita também foi convidado a comentar o anúncio da OMS e apresentou a experiência de trabalho colaborativo entre o Ministério da Saúde, a secretaria municipal da Saúde de Curitiba, o USCDC, o Unaids, o Grupo Dignidade e outros parceiros no projeto piloto “A Hora é Agora”, de autoteste, focado na população jovem de homens que fazem sexo com homens.
O novo protocolo de testagem da OMS indica que o autoteste deve ser estimulado. Em sua fala, Mesquita informou que a Anvisa realizou consulta pública sobre o autoteste e afirmou esperar que esse tipo de testes estejam disponíveis no segundo semestre.

Confira outras notícias

Thumb site

Evento na AMRIGS celebra integração e compromisso dos novos residentes do GHC com a exc...

Encontro destacou a importância da nova etapa e da colaboração entre profissionais em formação e instituições médicas de renome Na noite desta quinta-feira, dia 29 de fevereiro, a sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) foi palco de um evento marcante para cerca de 150 novos re...
WhatsApp Image 2024-03-01 at 3.05.32 PM

Fronteiras do Pensamento 2024 traz referências da modernidade a Porto Alegre 

Palestras prometem debater questões sobre o reflexo da Inteligência Artificial, Tecnologia e Mundo Digital na mente da sociedade Qual o controle que realmente temos sobre os aspectos mais importantes da nossa vida? Esta é a principal indagação que reunirá seis pensadores inquietos para o Front...
WhatsApp Image 2024-03-01 at 10.10.17 AM

Instituto Vida Solidária promove encontro de planejamento de atividades para 2024 

Ocorreu no dia 22 de fevereiro, na sede da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), a reunião de planejamento estratégico do Instituto Vida Solidária (IVS) para o ano de 2024. A entidade, que conta com a AMRIGS como mantenedora, se dedica a assistência de famílias em situação de vulnerabi...
plugins premium WordPress