Para homenagear a Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), que está completando 60 anos no próximo dia 27 de outubro, os deputados Dr. Basegio (PDT) e Valdeci Oliveira (PT) dividiram o espaço do Grande Expediente da sessão plenária desta terça-feira (18). Além do reconhecimento ao trabalho da entidade, os parlamentares também lembraram a passagem do Dia do Médico, comemorado em 18 de outubro. “É com muito orgulho que, em nome do Parlamento gaúcho, destaco a importância da atuação desta entidade e dos profissionais da medicina, incansáveis na busca por soluções reais e viáveis para as demandas da saúde e da vida do nosso povo”, observou Dr. Basegio. Além do pedetista, outros dois médicos ocupam uma cadeira da Assembleia Legislativa nesta legislatura: os deputados Pedro Pereira (PSDB) e Pedro Westphalen (PP).
Fundada em 27 de outubro de 1951, a AMRIGS nasceu com o objetivo central de estruturar a classe médica no Rio Grande do Sul, qualificar o nível de instrução e lutar pelos direitos da categoria e da população, temas ressaltados por Valdeci Oliveira. “Ao longo de 60 anos, esta associação sempre esteve na vanguarda da pesquisa de inovações e procedimentos que representam o aumento da expectativa de vida de gaúchos e brasileiros”, apontou Valdeci. Metalúrgico, o deputado foi prefeito de Santa Maria entre 2001 e 2008, sendo que nos últimos quatro anos teve um médico como vice. “Não posso deixar de destacar o quanto aprendi com a dedicação e a permanente preocupação do Dr. Werner Rempel com a nossa comunidade”, observou Valdeci Oliveira.
Cenário difícil
Apesar da data festiva, Dr. Basegio frisou que, atualmente, a classe médica não tem muito a comemorar. “Vivemos num momento de incertezas, onde cada vez mais fica difícil exercer esta nobre profissão. Temos plena consciência de que o setor de saúde está passando por sérias dificuldades, em todo o Brasil e somos – governos, hospitais, médicos e população – inevitavelmente, influenciados por este cenário”. Neste contexto, o deputado reafirmou a importância da Amrigs. “Diante dos problemas, nossa associação assumiu um papel de liderança e nunca deixou de encarar as situações de caos com um olhar no futuro, reconhecendo as dificuldades e construindo alternativas concretas”, sustentou, fazendo um pedido: “que a data de 18 de outubro seja lembrada não apenas para exaltar o médico, mas para uma reflexão de todos nós na busca de melhores condições de trabalho, remuneração digna pelos serviços prestados e, principalmente, pelo reconhecimento de que todo o esforço diuturno em salvar vidas, vale a pena”.
Justiça social
O deputado Valdeci Oliveira disse esperar que, “nos próximos 60 anos a Amrigs siga defendendo seus princípios de democracia, liberdade e justiça social. “O verdadeiro foco do trabalho desenvolvido pela Amrigs e seus associados não é a doença, mas a saúde dos cidadãos. Estas seis décadas de serviços prestados à sociedade gaúcha demonstram o compromisso dos seus dirigentes com os princípios que devem nortear o exercício da medicina”, apontou.
Manfestações
Em apartes, manifestaram os deputados Alceu Barbosa (PDT), Cassiá Carpes (PTB), João Fischer (PP), Marisa Formolo (PT), Raul Carrion (PCdoB) e Pedro Pereira (PSDB).
Presentes
Além do presidente da Amrigs, Dirceu Rodrigues, prestigiaram a sessão o vereador Raul Torelli, representando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre, André Gonzales, representando o Sindicato Médico do RS, entre outras autoridades.
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2024 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.