População poderá fazer exames bucais no Largo Glênio Peres

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

População poderá fazer exames bucais no Largo Glênio Peres

Exames bucais gratuitos, ações de conscientização e atividades educativas serão oferecidas ao público nesta quarta-feira, 31, no Largo Glênio Peres, em frente ao Mercado Público Central, integrando a Campanha Maio Vermelho, pelo Dia Mundial sem Tabaco. Das 8h às 17h, o local terá seis consultórios com a orientação de profissionais da área de odontologia para alertar quanto aos riscos do câncer de boca. A promoção é uma iniciativa conjunta da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com a Fecomércio-RS, pelo Sesc-RS. 
Uma ferida na boca há mais de 15 dias e que não cicatriza pode ser o estágio inicial de um câncer. Ainda pouco conhecida no Brasil, a doença atinge cerca de 16 mil brasileiros a cada ano, com um saldo de mais de quatro mil mortes. Conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Porto Alegre é a 7ª capital do Brasil com maior número de novos casos e o 1º lugar entre as capitais brasileiras no número de fumantes regulares, principal fator de risco para o câncer de boca. 
Dados apontam que o câncer de boca tem uma alta possibilidade de cura – em torno de 80% – quando diagnosticado precocemente e o paciente é submetido ao tratamento indicado. Da mesma forma, o diagnóstico tardio pode levar a um tratamento mais agressivo e mutilador. “Esses devem ser alguns dos motivos para procurar a avaliação de um dentista periodicamente”, orienta a coordenadora de Saúde Bucal da SMS, Caroline Weber.
No ano passado, em Porto Alegre, a Campanha Maio Vermelho examinou cerca de 1,5 mil pessoas, sendo encontradas alterações nos tecidos moles em 10% delas. Para se prevenir da doença, as dicas são evitar fumar, não ingerir bebidas alcoólicas e evitar a exposição solar excessiva. Em caso de dúvida, a orientação é procurar a unidade de saúde de referência, conforme endereço de moradia.
Maio Vermelho – A Campanha de Controle do Tabagismo e Prevenção ao Câncer de Boca é um evento realizado anualmente entre Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, usuários, entidades de classe da odontologia, Câmara Municipal de Porto Alegre e instituições de ensino, denominada Maio Vermelho. O câncer de boca é uma doença crônica não transmissível e possui como principal fator de risco o tabagismo. “A ideia é fazer o rastreamento de lesões potencialmente malignas com exames bucais em indivíduos do grupo de risco, bem como conscientizar a população sobre o câncer de boca e sua relação com o tabagismo”, explica Caroline.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress