Prazo para médicos atualizarem os dados cadastrais termina nesta quinta-feira, 11/11

Prazo para médicos atualizarem os dados cadastrais termina nesta quinta-feira, 11/11

Categoria:

Compartilhar:

Prazo para médicos atualizarem os dados cadastrais termina nesta quinta-feira, 11/11

Médicos brasileiros que ainda não se recadastraram junto aos conselhos regionais de medicina têm apenas mais quatro dias para fazê-lo. Dia 11 de novembro é a data-limite estabelecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para atualização dos dados cadastrais.

Em termos nacionais, números do CFM mostram que cerca de 10% dos médicos que atuam no país ainda precisam atualizar seus dados profissionais, tornando-se aptos a receber a nova Carteira de Identidade Médica, mais segura contra fraudes. Maranhão, Piauí, Roraima, Alagoas e Amazonas são os estados com menor número de médicos recadastrados (veja tabela abaixo).

Além de contemplar a alta demanda registrada nos dias que antecederam o fim do prazo anterior (11 de maio), a prorrogação também está beneficiando o processo de implementação do chamado CRM Digital, que permitirá a identificação digital do médico para a prática diária de suas atividades (inclusive a assinatura em prontuários eletrônicos).

Além de fornecer de imediato a nova Carteira de Identidade, o CFM está desenvolvendo um projeto que prevê o envio, aos recadastrados, de uma outra carteira, esta em policarbonato (um plástico resistente). Ela terá um chip que permitirá a chamada certificação digital.

Concluído, o recadastramento permitirá ainda definir o perfil do médico brasileiro, indicando suas características: idade, gênero, local de trabalho, qualificações e área de atuação, entre outras – importantes dados para auxiliar pesquisas e estudos estatísticos que permitirão traçar as necessidades da categoria e desenvolver estratégias para enfrentar os principais desafios.

Aos que ainda não se recadastraram, Gerson Zafalon Martins, 2º secretário do CFM e coordenador da Comissão Nacional de Recadastramento, orienta o preenchimento imediato do formulário disponibilizado na internet (acessível em http://recadastramento.cfm.org.br/crmcad). Para a entrega dos documentos, uma dica é que esta seja agendada previamente nos conselhos regionais, para agilizar o atendimento e diminuir o tempo de espera.

Saiba como fazer – Após concluir o preenchimento do formulário online (que pode ser acessado até 11 de novembro em http://recadastramento.cfm.org.br/crmcad), o médico deverá se dirigir ao CRM de seu estado portando uma foto colorida 3×4, originais e cópias da carteira de identidade, título de eleitor, CPF, comprovante recente de residência, diploma, títulos de especialista, carteira profissional e comprovante de sociedade em empresa de serviços médicos, se for o caso. Se médico estrangeiro, deverá apresentar, ainda, comprovante de legalidade de permanência no país. Posteriormente, em casa, receberá um aviso para retirar sua nova carteira profissional.

Veja abaixo o percentual de médicos recadastrados em todo o país de acordo com cada estado:

 

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
WhatsApp Image 2024-02-19 at 4.55.17 PM

Recomendações do 2° Fórum Saúde Mulher estão cada vez mais perto

Prosseguindo com o calendário de encontros do 2° Fórum Saúde Mulher, os grupos multidisciplinares de voluntários estão chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, este, designado à preparação da Carta de Porto Alegre, documento que será apresentado oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro d...
WhatsApp Image 2024-02-17 at 1.13.43 PM

Rio Grande do Sul conta com mais um empreendimento dedicado à saúde dos gaúchos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul teve a satisfação de fazer parte da inauguração do Hospital MonPorto, um marco significativo para o setor de saúde na cidade de Rio Grande e em toda a região sul do estado. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, contou...
plugins premium WordPress