Projeto Futurando trabalha na preparação para inserção de adolescentes no mercado de trabalho

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Projeto Futurando trabalha na preparação para inserção de adolescentes no mercado de trabalho

Iniciativa é do Instituto Vida Solidária (IVS), órgão que tem a Associação Médica do Rio Grande do Sul como mantenedora

O Projeto Futurando, criado pelo Instituto Vida Solidária (IVS) e colocado em prática no final de 2022, já conta com 13 integrantes que têm idade entre 14 e 21 anos. Neste mês, inicia uma nova edição. Os participantes recebem acompanhamento ao longo de dois anos, mesmo que consigam emprego neste período.

O foco central é preparar os alunos para inserção no programa Jovem Aprendiz, regulamentado pela Lei 10.097/00. Para participar, o estudante precisa ter, no mínimo, 14 anos e estar regularmente matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou Médio. A prioridade é para aqueles que possuem renda familiar, per capita, de até meio salário mínimo.

“Os encontros abordam uma série de áreas como português, matemática e informática. Além disso, são discutidos aspectos comportamentais importantes que os ajudam a encontrar oportunidades profissionais na vida. É uma grande chance de formação para o início da vida profissional dos adolescentes e proporciona competências e qualificação para facilitar a conquista do primeiro emprego”, explica a coordenadora do IVS, Carmem Reis.

Histórias que mudam vidas

Jéssica Trindade Pacheco, 16 anos, participou do Futurando e irá trabalhar como Jovem Aprendiz no Instituto Lojas Renner.

“Tive uma excelente experiência e um aprendizado importante. O curso ajudou na minha preparação para as entrevistas de emprego. Me senti mais segura sabendo como me comportar e lembrando o que fazer e o que não fazer. A gente aprende a ser mais responsável e ter mais objetivos. Também foi fundamental para me estimular a falar e escrever melhor”, contou.

Camille Rodrigues, 16 anos, também atuará como Jovem Aprendiz no Instituto Lojas Renner e relata como foi o seu processo de aprendizado até a conquista da vaga.

“Minha participação no Futurando foi ótima porque graças a essa minha vivência, consegui meu primeiro emprego. Me sentia acolhida e tinha liberdade para me expressar. Aprendi a falar com respeito e sabedoria sobre o que eu realmente penso e quero. Cresci como profissional e como pessoa”, afirmou.

O também participante do curso, Alessandro Almeida Campos, 18 anos, conta que o projeto trouxe uma experiência e segurança para a entrevista de emprego.

“O tipo de lição que tivemos é importante para a gente saber melhor como se portar em um ambiente de trabalho. Aprendi que não é preciso gritar para poder se comunicar com as pessoas. Basta falar de uma maneira adequada que todos te escutem bem”, disse.

Pela legislação, o modelo de aprendizagem é o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado. Nele o empregador se compromete a assegurar ao maior de quatorze e menor de dezoito anos, inscrito em programa de aprendizagem, formação técnico-profissional metódica, compatível com o seu desenvolvimento físico, moral e psicológico, e o aprendiz, a executar, com zelo e diligência, as tarefas necessárias a essa formação.

O Instituto Vida Solidária é uma associação sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de assistência social e saúde. Funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Av. Ipiranga, 5109, ao lado da AMRIGS. Contribuições podem ser feitas via PIX através da chave de acesso: CNPJ 07.557.214.0001-02. A instituição também recebe brinquedos, roupas e alimentos não perecíveis. Mais informações em ivs@vidasolidaria.org.br ou via WhatsApp em (51) 98065-9242.

Fonte: Marcelo Matusiak
Fotos: ASCOM AMRIGS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress