Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro em Porto Alegre tem chamada eletrônica

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Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro em Porto Alegre tem chamada eletrônica

O processo de informatização dos serviços de saúde de Porto Alegre avança e agrega mais um pronto atendimento ao sistema, desta vez na Lomba do Pinheiro, localizado na estrada João de Oliveira Remião, 5110, parada 12. A iniciativa estabelece o prontuário eletrônico para atendimento dos pacientes, além da chamada eletrônica por senha, e faz parte do Sistema de Informação Hospitalar (Siho), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde e Procempa. Até o momento, o sistema já foi implantado nos pronto atendimentos Cruzeiro do Sul e Bom Jesus, no Hospital de Pronto Socorro e em parte do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV). Os próximos locais a receberem a plataforma serão o PA de Saúde Mental IAPI e a emergência do HMIPV. 
O sistema faz a identificação do paciente e registra todas as informações do atendimento ambulatorial, sem a necessidade de impressão de prontuário. Para efetuar a implantação, as equipes tiveram quase um mês de treinamento. “Em uma semana de trabalho, já podemos verificar a melhora na qualidade da assistência, com a possibilidade de acompanhar atendimentos em outros serviços que integram o sistema”, comenta o coordenador-geral do PA Lomba do Pinheiro, médico Diego Pereira. 
O prontuário eletrônico facilita o acompanhamento de saúde do paciente, como acesso a exames realizados e demais informações de atendimento. Como exemplo, Pereira cita o caso de um paciente que procurou o serviço com a necessidade de alterar a medicação em uso. Pelo prontuário, o medicamento foi identificado e realizada a adequação, já que o usuário não tinha o nome do remédio.
A pensionista Ieda Meireles, 60, aguardava atendimento médico na manhã desta  terça-feira, 3. “Sempre fui bem atendida e não tenho queixa do serviço, mas é a primeira vez que recebo uma senha. Acho que vai ser bom”, diz, ainda avaliando a nova tecnologia. Um dos pontos positivos da ferramenta é a transparência, já que o paciente consegue ouvir a chamada e visualizar em tela, possibilitando que acompanhe totalmente o fluxo de atendimento. 
Outro ponto considerado importante é a identificação do paciente: a partir da chegada à recepção, ele recebe uma pulseira na qual constam informações como nome, sexo e idade, com a qual permanece até o final do atendimento. “Todos os encaminhamento dados no serviço de saúde ficam registrados, dando mais segurança aos usuários”, explica Pereira.
Prioridade – Casos de emergência são encaminhados para atendimento imediato. As senhas são utilizadas para organizar os casos menos graves. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre (Procempa) para qualificar e agilizar o atendimento nos hospitais e pronto atendimentos da rede da prefeitura. Com média diária de 190 atendimentos de saúde, o Pronto Atendimento Lomba do Pinheiro integra a rede administrada pela SMS na Capital, junto com os PAs Cruzeiro do Sul, Bom Jesus e de Saúde Mental IAPI, atendendo nas 24 horas do dia, todos os dias da semana.

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