Prorrogada vacinação contra a gripe até 15 de junho

Prorrogada vacinação contra a gripe até 15 de junho

Categoria:

Compartilhar:

Prorrogada vacinação contra a gripe até 15 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe para grupos prioritários foi prorrogada até 15 de junho. A medida do Ministério da Saúde (MS) leva em consideração os impactos da paralisação dos caminhoneiros no país nos últimos dias. Inicialmente, o prazo se encerraria nesta sexta-feira, 1º de junho. A prorrogação permitirá melhora na cobertura vacinal, que até quarta-feira, 30, estava em 66% em Porto Alegre (264.274 pessoas imunizadas, das 401.086 estimadas pelo MS), 71% no Rio Grande do Sul e 68,4% no país, de acordo com dados do vacinômetro do MS.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá o atendimento em todas as salas de vacina da rede, com horários diferenciados, de acordo com o funcionamento das unidades, sempre de segunda a sexta-feira: nas unidades de saúde, o atendimento vai das 8h às 17h; na US São Carlos e no Centro de Saúde Modelo, das 8h às 22h; e na Clínica de Família da Restinga, das 8h às 20h.
Os gestores da SMS enfatizam a importância da vacinação, especialmente nos grupos de risco elencados pelo MS em 2018, pois essas pessoas são as mais suscetíveis às complicações da influenza. Com a imunização, caem os índices das complicações, os números de internações hospitalares, de casos da doença e, consequentemente, dos óbitos decorrentes da gripe.
O médico Juarez Cunha, da Vigilância em Saúde da SMS, destaca que, ainda que em Porto Alegre a circulação dos vírus que compõem a vacina (H1N1, H3N2 e B) seja restrita, em outras regiões do país, em especial o Nordeste, o Centro-Oeste e o Sudeste, há grande circulação, com números crescentes de casos. Como a vacina precisa de no mínimo 15 dias para surtir proteção no organismo, a indicação é que as pessoas sejam levadas ou se dirijam às unidades de saúde com a maior brevidade possível. Até 30 de maio, os grupos com menor percentual de imunizados são o das crianças (41%) e gestantes (46,3%). Os demais superaram 60%: professores (62%), trabalhadores da saúde (66%), puérperas (73%), idosos (76%) e indígenas (82%). A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunização de 90% de cada grupo prioritário.
O número de doses da vacina administradas pela SMS em Porto Alegre entre 23 de abril e 30 de maio é de 355.728, sendo assim distribuídas: 264.274 nos grupos de risco, 84.719 em pessoas com comorbidades, 1.888 em pessoas privadas de liberdade e 4.397 em funcionários do sistema prisional.    

Confira outras notícias

Thumb

AMRIGS e Porto Alegre Convention Bureau projetam série de eventos na sede da entidade

Com o objetivo de discutir novas estratégias e oportunidades de eventos na área médica, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu, juntamente com o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau (POACVB), um encontro entre organizações, empresas e companhias referência na área dos...
sptrs

Nova gestão assume a Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS

A Sociedade de Pneumologia e Tisiologia do RS (SPTRS) está sob nova gestão para o biênio 2024-2025, planejando melhorias e avanços dentro da área de especialidade.  Em entrevista, a nova presidente, Dra. Manuela Cavalcanti, delineou objetivos ambiciosos, demonstrando comprometimento com a...
Thumb

Tabela de procedimentos médicos do IPE Saúde será atualizada pelo Governo do RS

Em reunião com presença da AMRIGS, Executivo do RS anunciou o reajuste dos valores repassados aos profissionais da Medicina credenciados para atendimento ao plano A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) participou nesta segunda-feira (27/11) de reunião na Casa Civil promovida pelo Go...
plugins premium WordPress