Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Residentes cancelam paralisação após conquistar nova MP repondo aumento

A publicação de uma nova Medida Provisória (MP) pelo governo federal recompondo o aumento da bolsa-auxílio dos residentes de todo o País levou ao cancelamento da paralisação prevista para o dia 29 no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais. Rio de Janeiro decide em reunião na noite desta segunda, 27, o encaminhamento a ser dado, pois também havia aprovado o ato.

O protesto seria uma forma de pressão para a retomada do reajuste de 22%, pago desde janeiro e que ficou ameaçado devido à perda da vigência da MP 521, de 2010. A MP 536, de 24 de junho, estipula a remuneração em R$ 2.384,82, que já incorpora a inflação dos últimos meses. O valor anterior era de R$ 2.338,06. A correção foi conquistada após a greve de 2010, uma das mais importantes da história da categoria. O auxílio estava congelado havia quase quatro anos.

Um impasse entre a base governista e a oposição no Congreso Nacional impediu a votação da MP que assegurava o aumento. O reajuste estava suspenso desde o começo deste mês. O presidente da Associação dos Médicos Residentes do Estado (AMERERS), Diego Menegotto, informa que os médicos que cursam os programas de formação no Estado já receberam o comunicado da nova medida e que a paralisação está suspensa.

"Nossa reação imediata, com pressão política em Brasília e mobilizações regionais, após o fim da vigência da antiga MP, mostrou ao governo que estávamos atentos e dispostos a lutar pelo que já havíamos conquistado", destacou Menegotto.

ENTENDA O ATUAL MOVIMENTO
Os médicos residentes gaúchos aprovaram, em assembleia no dia 13, no Hospital de Clínicas em Porto Alegre, a paralisação de um dia. A plenária decidiu ainda propor a deflagração de uma greve a partir de 5 de julho, caso o governo federal não reeditasse uma nova MP. A correção de 22% no benefício foi obtida após grande movimento em 2010. O valor estava congelado havia mais de quatro anos.

> Acompanhe mais notícias em www.anmr.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress