Reuniões marcam a semana da Fehosul

Reuniões marcam a semana da Fehosul

Categoria:

Compartilhar:

Reuniões marcam a semana da Fehosul

Entre os dias 22 e 24, o presidente da Fehosul, representando os hospitais, clínicas e laboratórios do Estado e seus Sindicatos Filiados, promoveu uma série de encontros com líderes do mercado.

Na quarta-feira, dia 22, Cláudio José Allgayer se reuniu com o médico Alfredo Floro Cantalice Neto, presidente da Amrigs, na sede da entidade médica. Os dirigentes trataram de uma série de assuntos, como o cenário atual da saúde gaúcha, remuneração médica, acreditação dos serviços de saúde, Lei 13.003/Fator de Qualidade e desenvolvimento de treinamentos de aperfeiçoamento em parceria com a Faculdade de Tecnologia da Saúde. Ficou estabelecida a busca por uma maior sinergia entre as entidades, como movimentos conjuntos de mobilização visando o alcance de demandas de interesse comum.

 

Na quinta-feira, Allgayer fez a primeira visita oficial ao novo CEO do Hospital Mãe de Deus, Alceu Alves da Silva. Em mais de uma hora e meia de reunião, ambos discutiram na sede do Hospital, as situações de mercado, os projetos do Sistema de Saúde Mãe de Deus para os próximos anos e projetaram os esforços necessários para o avanço em questões nos âmbitos do SUS e da Saúde Suplementar.

Os dirigentes também aproveitaram para relembrar momentos da trajetória de ambos. Por mais de 31 anos ” desde 1984 ” Alceu Alves é professor do IAHCS/Fasaúde, além de ter tido passagem pelo Hospital Conceição na época em que Allgayer era presidente da instituição. Alceu também foi presidente do Sindihospa ” entidade filiada à Fehosul -, e segue como um dos diretores da entidade representativa dos estabelecimentos de saúde de Porta Alegre.

 

Na sexta-feira, dia 24, Allgayer esteve na Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul, e conversou longamente com o secretário e médico João Gabbardo dos Reis. Como vem ocorrendo periodicamente, Allgayer e Gabardo discutiram assuntos relacionados às demandas dos hospitais, clínicas e laboratórios, em especial aos representados pela Fehosul. Foram apresentadas dez pautas, que envolvem a situação econômica financeira das instituições, questões envolvendo o SUS, hospitais gaúchos, clínicas de especialidades e valorização dos laboratórios de análises clínicas. Situações pontuais de estabelecimentos de saúde, colhidas no dia a dia do trabalho da Fehosul, também foram apresentadas ao secretário.

Gabbardo salientou o esforço que vem sendo feito para “quitar” as principais demandas da Fehosul e de seus representados, como ocorreu com as clínicas de Nefrologia (veja aqui). Mas reafirmou que o “caminho para que a saúde gaúcha conquiste níveis de estabilidade financeira, de fluxo de caixa, que possibilite uma maior tranquilidade para as instituições, tem um espaço de maturação necessário”. Segundo o secretario Gabbardo, os ajustes estruturais estão em curso, e “estas demandas pontuais entregues hoje, terão atenção especial de nossa equipe”.

Após a reunião, Allgayer se manifestou dizendo que “a Fehosul enxerga uma atitude propositiva da SES desde a posse de Gabbardo, que vem ouvindo, dando espaço e se empenhando para solucionar os gargalos que impedem uma justa condição de trabalho para os prestadores”. E defendeu que em momentos de crise, “quase em ambiente de guerra, devemos valorizar o espaço de diálogo, trabalhar juntos, oferecendo soluções e ideias”.

 

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
WhatsApp Image 2024-02-19 at 4.55.17 PM

Recomendações do 2° Fórum Saúde Mulher estão cada vez mais perto

Prosseguindo com o calendário de encontros do 2° Fórum Saúde Mulher, os grupos multidisciplinares de voluntários estão chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, este, designado à preparação da Carta de Porto Alegre, documento que será apresentado oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro d...
WhatsApp Image 2024-02-17 at 1.13.43 PM

Rio Grande do Sul conta com mais um empreendimento dedicado à saúde dos gaúchos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul teve a satisfação de fazer parte da inauguração do Hospital MonPorto, um marco significativo para o setor de saúde na cidade de Rio Grande e em toda a região sul do estado. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, contou...
plugins premium WordPress