Saúde é discutida na Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Saúde é discutida na Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

A Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência chega ao seu terceiro dia tendo como pauta a saúde. Nos dois primeiros dias, os temas foram o paradesporto e a cultura.
Na mesa de abertura, o presidente em exercício do COEPEDE (Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência) Adilso Corlassoli disse que a entidade tem provocado o Estado. “Tanto que o Governador criou um grupo de trabalho para revisar a Lei Estadual 13.320, que está defasada”, afirmou. Na área da saúde, Corlassoli elogiou a ampliação da rede de cuidados e do fornecimento de fraldas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES).
No seu discurso, o Secretário Estadual da Saúde, João Gabbardo, se comprometeu em colaborar com o grupo de trabalho criado pelo Governador. Com relação às fraldas, também se pôs a disposição da Comissão Intergestores Bipartite para a definição de prioridades.
Roque Bakof, presidente da Faders (Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul), afirmou que o momento é o ideal para chmarmos a socidade para um estado de consciência. “O propósito do Seminário é convivermos e nos concientizarmos de que a história se faz hoje”, conclui. Bakof ressaltou o bom trabalho do Setor da Saúde da Pessoa com Deficiência da SES.
Também fizeram parte da mesa, o Secretário Adjunto da Saúde, Franscisco Paz e Diogo Aguiar, Colaborador Técnico da Coordenação Geral de Saúde da Pessoa com Deficiência do Ministério da Saúde. O evento segue durante o dia. Estarão em pauta assuntos como triagem neonatal; diagnóstico de deficiência; serviços de reabilitação; órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção e cuidados com a pessoa com deficiência, que serão abordados por profissionais da Secretaria Estadual da Saúde.
A Semana Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência é organizada pela Faders e termina no próximo dia 28. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress