Com a proximidade do verão e com aumento da proliferação de insetos, já está no ar a campanha de rádio “Todos Contra a Dengue”, produzida pela Secretaria Estadual da Saúde. A idéia é chamar a população a ser ativa na prevenção e no combate aos focos do mosquito transmissor.
O spot, que informa como os criadouros devem ser eliminados, está sendo veiculado em rádios do interior e da capital. A ação tem por objetivo modificar o comportamento da população com relação ao seu ambiente, a fim de impedir o aumento de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue e também do chikungunya, já que as duas doenças são transmitidas pelo mesmo vetor.
O rádio foi escolhido para a veiculação da campanha por sua abrangência, versatilidade e facilidade de aquisição e por estar presente e acompanhar as pessoas nos mais diferentes lugares e ocasiões.
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. O lema da campanha “Todos Contra a Dengue” reforça a ideia de que a prevenção e o controle da doença passam pela mobilização e por um processo contínuo de trabalho envolvendo o poder público e a população.