Secretaria Estadual de Saúde divulga informações sobre Caxumba

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Secretaria Estadual de Saúde divulga informações sobre Caxumba

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomenda alguns cuidados de prevenção à caxumba, doença causada por um vírus, que provoca aumento das glândulas salivares, geralmente as parótidas. A melhor forma de prevenção é a vacina (Tríplice Viral), que deve ser aplicada em duas etapas: a primeira dose aos doze meses e a segunda aos 15 meses de idade. A tríplice viral também protege contra o sarampo e a rubéola. Considera-se vacinada a pessoa, entre um e 19 anos de idade, que comprovar ter recebido as duas doses. A partir dos 20 até os 49 anos, é recomendada uma única dose.
A transmissão da caxumba ocorre por via aérea através da disseminação de gotículas ou por contato direto com secreções respiratórias ou saliva de pessoas infectadas. O período de incubação varia de 12 a 25 dias após a exposição e a transmissibilidade ocorre entre seis e sete dias antes das manifestações clínicas até 9 dias após o surgimento da parotidite.
A caxumba é uma doença cosmopolita, endêmica nos grandes centros, com tendência a manifestar-se, na era pós-vacinal, sob forma epidêmica em instituições que agrupam adolescentes e adultos jovens (como quartéis, escolas e universidades).
Não existe tratamento específico, indicando-se apenas repouso, analgesia e observação cuidadosa quanto à possibilidade de aparecimento de complicações. A principal estratégia para controlar um surto de caxumba é definir a população em risco, o ambiente de transmissão e, rapidamente, imunizar pessoas sem a vacina em dia. 
De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), a caxumba não é uma doença de notificação compulsória, ou seja, obrigatória. Os municípios notificam apenas os surtos, e não casos isolados. No ano passado, foram registrados 314 casos no Rio Grande do Sul. Este ano, foram 61 casos (dados preliminares).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress