O Brasil possui mais de 300 etnias indígenas, que falam cerca de 170 línguas diferentes. Na região de Porto Alegre, registros arqueológicos indicam a presença dessas populações há 9 mil anos. No intuito de sensibilizar profissionais para uma atenção diferenciada às comunidades indígenas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza segunda-feira, 14, o 2º Seminário Povos Indígenas e Saúde: Olhares para Equidade no SUS. O encontro ocorre das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (rua Sarmento Leite, 245 – Centro Histórico), e precede o 1º Simpósio Internacional de Saúde da População Negra.
Conforme a técnica da Gerência de Políticas Públicas de Equidade Etnorracial em Saúde da SMS, Rosa Maris Rosado, a preparação dos profissionais para atuação no contexto intercultural constitui uma das estratégias da Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. “Essa estratégia pretende garantir a efetivação da atenção diferenciada, um dos desafios para a equidade no Sistema Único de Saúde”, comenta, acrescentando que o seminário tem por objetivo principal destacar a relevância da adoção de um olhar diferenciado nos fluxos e na prestação de atendimento aos usuários indígenas em Porto Alegre, com respeito às especificidades culturais. O evento é direcionado a profissionais de saúde, estudantes acadêmicos da área, bem como lideranças indígenas e busca produzir discussões e construir recomendações para o fortalecimento da saúde indígena na cidade.
Para incentivar a reflexão e subsidiar os profissionais na realização de ações de educação permanente em saúde, serão entregues kits de materiais sobre a temática indígena aos serviços de saúde do município representados no evento e que atendam indígenas, como forma de estimular a socialização de saberes acerca das culturas indígenas presentes em Porto Alegre. Os kits foram obtidos a partir de parceria da Secretaria Municipal de Direitos Humanos com a Fapeu/UFSC.
O seminário é realizado pela Gerência de Políticas Públicas de Equidade Etnorracial em Saúde da SMS, em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Secretaria Estadual da Saúde (SES) e Secretaria Especial de Atenção à Saúde Indígena do Ministério da Saúde (Sesai/MS).
Programação:
8h30 – Mesa de acolhimento
9h – Saúde indígena e atenção diferenciada
10h30 – A gestão e os desafios da atenção diferenciada à saúde do ponto de vista dos profissionais indígenas
12h – Intervalo
13h30 – Papel das mulheres na produção da saúde indígena
15h30 – Medicinas indígenas e atenção diferenciada à saúde: articulações possíveis
17h – Leitura e aprovação da Carta de Recomendações
2º Seminário Povos Indígenas e Saúde: Olhares para Equidade no Sistema Único de Saúde
Segunda-feira, 14, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h
Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (rua Sarmento Leite, 245 – Centro Histórico), auditório do prédio 2
Assessoria de Comunicação: 3289-2710 | 3289-2732