A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul e o Conselho Regional de Medicina do RS (CREMERS) apresentaram nesta segunda-feira (25), propostas para o enfrentamento do vírus H1N1. A parceria, parte da campanha Inverno com Saúde do CREMERS, aliou forças das duas entidades para esclarecer a população sobre a importância da vacina e do tratamento precoce, os cuidados para evitar o contágio e sintomas principais da doença.
A data marcou o início da campanha de vacinação contra a gripe no Estado.
O CREMERS ainda elaborou uma nota técnica de orientação aos médicos sobre como lidar com o H1n1. As Câmaras Técnicas da entidade estarão integradas ao Comitê de Monitoramento da gripe A, criado pelo governo do Estado.
O lançamento da campanha contou com a presença do presidente do CREMERS, Rogério Wolf de Aguiar, do secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, e de representantes do Telessaúde da UFRGS, além das Câmaras Técnicas do Conselho e da Equipe Técnica da Secretaria.
O presidente Rogério Wolf de Aguiar comenta: “Esse conjunto de ações propositivas vai ao encontro do princípio bioético da justiça, que prega o direito do atendimento a todas as pessoas. Além disso, o CREMERS busca amparar não só a população, mas os médicos diante dessa crise”.