Simpósio marca cooperação Brasil-Estados Unidos em pesquisa clínica

Simpósio marca cooperação Brasil-Estados Unidos em pesquisa clínica

Categoria:

Compartilhar:

Simpósio marca cooperação Brasil-Estados Unidos em pesquisa clínica

Em 21 de setembro será promovido em São Paulo o I Simpósio BCRI – “Academic Research Organization (ARO)” Cooperação Brasil e Estados Unidos nas Pesquisas Acadêmicas, promovido pelo Brazilian Clinical Research Institute (BCRI) em parceria com o Duke Clinical Research Institute (DCRI). O evento visa o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Estados Unidos, promovendo a melhoria na condução de Pesquisas Clínicas nos âmbitos nacional e internacional.

“O desenvolvimento e o crescimento do conhecimento científico são fundamentais para a melhoria da assistência à saúde ao redor do mundo”, afirma o Pror. Antonio Carlos Lopes, presidente do BCRI.

Com duração de um dia, o evento terá presença de importantes nomes da Pesquisa Clínica nacional e internacional, como os doutores Renato Delascio Lopes, professor adjunto de Cardiologia da Duke University, e Allison Handler, do Duke Clinical Research Institute.
Segundo o Prof. Antonio Carlos Lopes, as palestras e debates abordarão a ética em pesquisa clínica, a adequação dos centros de pesquisa à instrução normativa 4 da ANVISA, os modelos ideais para um centro de pesquisa clínica, além de mercado de trabalho em pesquisa clínica no Brasil, condução da pesquisa clínica nacional do ponto de vista de uma instituição norte-americana, patente brasileira e a importância da inovação para o país.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio do site: http://www.bcri.org.br/simposio/inscricoes.php. As vagas são limitadas.
 
Programação 
 
8h30 – 9h – Abertura
Dr. Renato Delascio Lopes (Duke University)
9h10 – 9h40 – Ética em Pesquisa Clínica
Dr. Max Grimberg (Universidade de São Paulo – USP)
9h50 – 10h20 – Adequação dos Centros à Instrução Normativa Nº 4 – ANVISA
Dra. Conceição Accetturi
10h30 – 11h – Mercado de Trabalho em Pesquisa Clínica no Brasil
Marina Braga Cesar Mastrocessário (BCRI)
11h – 11h30 – Coffee Break
11h40 – 12h10 – Um Modelo ideal para um centro de Pesquisa Clínica no Brasil
Lilian Mazza Barbosa (BCRI)
12h20 – 12h50 – Condução da Pesquisa Clínica Nacional através de um ponto de vista de uma instituição Norte – Americana
Allison Handler (Duke University)
13h – 14h – Almoço
14h10 – 14h40 – Experiência de um centro de pesquisa Norte – Americanoh Como essa experiência poderá ser utilizada para o Brasil
Allison Handler (Duke University)
14h50 – 15h20 – Patente Brasileira, a importância da inovação para o Brasil
 Vinicius Blum
15h30 – 16h – Coffee Break
16h10 – 16h30 – Debate e Encerramento do Curso

 
 
Brazilian Clinical Research Institute (BCRI)
 
Fundado em 2009, o BCRI é uma instituição sem fins lucrativos coordenada por profissionais de ponta que possuem experiência comprovada em pesquisa clínica, área que desponta nos dias de hoje.

Um dos principais centros vinculados ao BCRI é o Centro de Pesquisa Clínica das Disciplinas de Clínica Médica e Cardiologia da Unifesp (CPCMC). Recém-inaugurado, mas já em franca atividade, possui mais de 20 estudos em andamento e estrutura de última geração para a realização de pesquisas clínicas.

O Brazilian Clinical Research Institute tem como meta colaborar para a melhoria da saúde, qualidade de vida e dignidade da pessoa humana, gerando assim, conhecimento por meio de pesquisa em diversos segmentos, sempre com vistas na melhoria da saúde dos cidadãos.
“O BCRI representa uma grande oportunidade para o país, que ganha, ao mesmo tempo, um instituto completo, a mais alta tecnologia da informação e um novo paradigma na pesquisa clínica, que passa a ser institucionalizada”, revela o Prof. Antonio Carlos Lopes, que preside o BCRI.

A entidade nasceu e foi estruturada em interface com o Duke Clinical Research Institute (DCRI), da Duke University (EUA). Após passar por auditoria da universidade norte-americana, fato inédito no país, o Instituto foi reconhecido como o braço da Duke no Brasil, comprovando a elevada qualidade na condução dos estudos clínicos já realizados, ou em andamento, e nivelando-se aos principais centros internacionais equivalentes.

“O Brasil, mais do que nunca, está se consolidando na vitrine do mundo em pesquisa clínica. Sem investimento de dinheiro público, o BCRI é um Instituto do mais alto nível, com missão e visão bem definidos, assumindo compromisso com a busca da melhoria da Pesquisa Clínica em todo o país”, afirma o Prof. Lopes.

Master in Clínical Research

O Brazilian Clinical Research Institute está estruturado para receber, via teleconferência, o curso de Master in Clinical Research oferecido pela Duke University a semelhança do que ocorre em outros países e estados americanos. Nesse sentido, a parceria firmada com a Unifesp é de grande importância, uma vez que o aluno da pós-graduação tem a possibilidade de receber o título de mestre, concedido pela Unifesp e também de master, concedido pela Duke University. A aula inaugural está prevista para ser ministrada na sede do BCRI.
Mais informações em
www.bcri.org.br.
 
 
I Simpósio BCRI – “Academic Research Organization (ARO)” Cooperação Brasil e Estados Unidos nas Pesquisas Acadêmicas

Data: 21/09/2010
Local: Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI) – Anfiteatro Dr. Ronaldo de Carvalho
Rua Pedro de Toledo, 314
Vila Clementino – São Paulo – SP

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2024-02-20 at 11.34.45 AM

Crescimento da Prova AMB/AMRIGS é pauta em reunião com AMB e federadas brasileiras

Na noite do dia 19 de fevereiro, representantes da Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), da Associação Médica Brasileira (AMB) e das federadas dos estados do Ceará (CE), Pará (PA), Pernambuco (PE), Rio de Janeiro (RJ), Santa Catarina (SC) e Maranhão (MA) reuniram-se de forma híbrida pa...
WhatsApp Image 2024-02-19 at 4.55.17 PM

Recomendações do 2° Fórum Saúde Mulher estão cada vez mais perto

Prosseguindo com o calendário de encontros do 2° Fórum Saúde Mulher, os grupos multidisciplinares de voluntários estão chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, este, designado à preparação da Carta de Porto Alegre, documento que será apresentado oficialmente no XXVI Congresso Brasileiro d...
WhatsApp Image 2024-02-17 at 1.13.43 PM

Rio Grande do Sul conta com mais um empreendimento dedicado à saúde dos gaúchos

A Associação Médica do Rio Grande do Sul teve a satisfação de fazer parte da inauguração do Hospital MonPorto, um marco significativo para o setor de saúde na cidade de Rio Grande e em toda a região sul do estado. A solenidade, realizada na tarde da última sexta-feira, dia 16 de fevereiro, contou...
plugins premium WordPress