Suspeita de chikungunya motiva aplicações de inseticida

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Suspeita de chikungunya motiva aplicações de inseticida

Duas operações para aplicação de inseticida foram realizadas na manhã desta sexta-feira, 27, na Capital. A primeira foi em um quarteirão do bairro Jardim Botânico, e a segunda em quarteirão do bairro Vila Ipiranga. Ambas as ações aconteceram por causa de suspeitas de chikungunya notificadas à Secretaria Municipal de Saúde de pacientes com histórico de viagem recente ao estado de Rio Grande do Norte e Santa Catarina.
Foto: Cristine Rochol/PMPA
O raio da aplicação foi de 50 metros a partir da residência ou local de hospedagem dos pacientes, com intenção de matar mosquitos adultos que estivessem neste raio de 50 metros a partir da residência ou local de hospedagem do paciente. O raio de 50m é utilizado sempre que as aplicações de inseticida são feitas por suspeita de zika ou chikungunya com histórico de viagem a áreas com transmissão viral.
Sobre a aplicação do inseticida (ou bloqueio de transmissão)
– A aplicação ocorreu nos pátios e áreas abertas das casas, não no interior das residências.
– Alimentos (frutas e hortaliças) que estavam presentes em pátios somente podem ser utilizados para consumo após uma semana da aplicação.
– A aplicação foi de deltametrina (um piretroide), mesmo inseticida utilizado nos produtos de uso doméstico, à base de água, com baixa toxicidade para seres humanos e mamíferos em geral. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress