Trabalho sobre diagnóstico por tele-medicina do CIT/RS ganha prêmio nacional

Notícias

Categoria:

Compartilhar:

publicada em

Trabalho sobre diagnóstico por tele-medicina do CIT/RS ganha prêmio nacional

"Diagnóstico Clínico e Etiológico de acidentes por Loxosceles sp. (aranha marrom) com recursos de telemedicina: uma série de casos", do Centro de Informação Toxicológica – CIT/RS, recebeu o prêmio de melhor poster na área de toxinologia durante o XXII Congresso Brasileiro de Toxicologia. Trata-se do maior evento da área no país realizado no final de junho em Ribeirão Preto, São Paulo. O poster foi desenvolvido pelos técnicos Carlos Augusto Mello da Silva, Kátia Rosana Moura da Silva e Maria da Graça Boucinha Marques.

O serviço de diagnóstico é realizado via telefone e através de e-mail pelo Plantão Clínico e Núcleo de Toxinas Naturais do CIT/RS, tendo sido idealizado pelo diretor do Centro, Alberto Nicolella, e colocado em prática na rotina do serviço em 2009. Profissionais de saúde (médicos, enfermeiros) ligam para o 0800-721-3000 relatando suspeita de acidente com Loxosceles. O plantonista pede que sejam enviadas fotos por e-mail da lesão (local da picada) e do próprio animal (quando foi possível apanhá-lo). A partir da análise visual é confirmado o diagnóstico e realizada a orientação adequada ao solicitante.

Em 2010, o Centro de Informação Toxicológica do Estado registrou 503 casos humanos de Loxoscelismo, sendo 80 com envio de fotos para o diagnóstico. Este ano, até o momento, foram 170 acidentes e 68 confirmações a partir do recebimento de fotos. De 2008 a e 2010 foram registrados pelo CIT/RS um total de 1429 acidentes com a aranha do tipo Loxosceles sp..

Conforme a médica veterinária Toxicologista Maria da Graça Marques, o diagnóstico precoce é muito importante porque os acidentes causam lesão no local (necrose) e, em alguns casos, podem evoluir para insuficiência renal aguda. O CIT/RS é um departamento técnico da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde -FEPPS, instituição vinculada à Secretaria Estadual da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outras notícias

plugins premium WordPress