Vacinações da Gripe e do HPV são temas de fóruns amanhã em Porto Alegre

Vacinações da Gripe e do HPV são temas de fóruns amanhã em Porto Alegre

Categoria:

Compartilhar:

Vacinações da Gripe e do HPV são temas de fóruns amanhã em Porto Alegre

Mais de 500 profissionais de saúde de todo o Estado são esperados amanhã nos fóruns promovidos pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) sobre a vacinação segura contra o Papilomavírus Humano (HPV) e a temporada de gripe (ou Influenza). O evento será realizado no Auditório Dante Barone, da Assembleia Legislativa do RS, em Porto Alegre. A programação prevê pela manhã, das 8h30 às 12h30, a discussão sobre o a vacinação do HPV, que é usada na prevenção do câncer de colo do útero. Pela tarde, das 14 às 17 horas, o tema é a Influenza, que terá a campanha iniciada no próximo dia 27. 
No RS, a campanha contra a gripe começará uma semana mais cedo do que nos demais estados. Nesta edição, não haverá novidades em comparação ao ano passado quanto aos grupos prioritários para os quais a vacina é destinada: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, entre outras), trabalhadores da saúde, indígenas aldeados e o público penitenciário. Ao todo, são mais de 3,5 milhões de pessoas nesses grupos, escolhidos por serem quem possui mais chances de desenvolverem complicações a partir da gripe. As doses protegem contra os três tipos mais comuns de vírus Influenza (A H1N1, A H3N2 e B).
No encontro desta semana na Capital, a programação desenvolvida pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) será voltada para a vigilância e vacinação da Influenza. Além de uma explanação sobre os aspectos técnicos da campanha, serão apresentados os panoramas da Influenza nos cenários mundial, nacional e estadual, assim como detalhes do diagnóstico laboratorial da doença.
 
Vacinação contra o HPV
 
A pauta do fórum sobre a gripe será durante a tarde, das 14 às 17 horas. Durante a manhã (das 8h30 às 12h30), o assunto será a vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Para este ano, o público-alvo são meninas de 9, 10 e 11 anos, que no Rio Grande do Sul somam mais de 240 mil pessoas. A meta é de vacinar 80% delas, o que representa aproximadamente 190 mil meninas. Até o momento, mais de 81 mil meninas já receberam vacina. A estratégia foi iniciada em março, sem ter período definido de execução, já que acontecerá durante ao longo do ano, com a segunda dose a ser aplicada 6 meses após a primeira.
No fórum, será apresentada a experiência de vacinação do HPV no Estado desde o último ano, quando a estratégia foi implementada no SUS, assim como um painel com o olhar da educação neste processo, relatos de investigações de eventos adversos, panorama da vacinação mundial e um espaço para perguntas.

Confira outras notícias

WhatsApp Image 2023-12-08 at 12.36.04 PM (1)

Compromisso contínuo: AMRIGS fortalece parceria com SOGAMT em noite de posse

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) prestigiou, na noite desta quinta-feira, dia 07 de dezembro, a cerimônia de posse da nova diretoria da Sociedade Gaúcha de Medicina do Trabalho (SOGAMT).  O evento, que marcou o início de um novo ciclo na entidade, contou com a participaçã...
Thumb Site

AMRIGS e Audi reforçam Parceria para Oferecer Condições Especiais na Linha de Veículos ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) ampliou uma parceria estratégica com a Audi, consolidada no estado gaúcho. A distribuidora exclusiva da marca das quatro argolas, Grupo de Concessionárias Top Car, sediada no Rio Grande do Sul, está lançando, neste mês de dezembro, uma série de co...
Thumb

Através de pesquisa, projetos Caravana Digital e Ciclo de Palestras serão reformulados ...

A Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), reconhecida no estado e no Brasil como a casa do médico gaúcho, está em processo de reformulação de dois de seus principais projetos científicos: a Caravana Digital e o Ciclo de Palestras. A entidade septuagenária objetiva questionar médicos e mé...
plugins premium WordPress