Uma série de medidas que beneficiam 3,9 mil servidores da saúde pública do Rio Grande do Sul foi sancionada pela governadora Yeda Crusius, na quarta-feira (13/10), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff). “O que assino, hoje, é a dedicação exclusiva. Que nenhum servidor precise mais fazer `bico`, e que possa dedicar-se integralmente à saúde”, disse a chefe do executivo, após sancionar o projeto de lei que estabelece novo enquadramento dos funcionários da Secretaria.
Pelo projeto, a dedicação exclusiva terá regime de 40 horas semanais e 100% a mais no salário. Será uma opção de vida pelo trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Secretaria da Saúde sem nenhum outro vínculo ao serviço público ou privado. “Que a vocação de vocês possa ser honrada. A minha como governadora foi”, afirmou Yeda. Cerca de 3,9 mil servidores ativos, inativos e pensionistas serão beneficiados.
Em discussão há quatro anos, o projeto prevê, ainda, a readequação da carga horária e premiação por desempenho, além de uma nova tabela de vencimentos. Na cerimônia, Yeda classificou a dívida do Governo com os servidores públicos como imensa, e ressaltou que nem os aumentos referentes a Lei Britto eram pagos. Hoje, a realidade é diferente. “Essa carreira da saúde foi criada em 1990 e, até hoje, não tinha aplicação no RS”, frisou.
Para a secretária da Saúde, Arita Bergmann, foi no Governo Yeda que a adequação das carreiras começou a mudar. “Atualmente, temos um sonho realizado. Essa lei só foi possível porque Yeda decidiu investir nas carreiras. Essa medida valoriza e qualifica o trabalho dos servidores públicos”, destacou.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Técnicos Científicos do RS, César Pacheco, o projeto contempla o reajuste salarial pretendido pela categoria. Ele ressaltou que a dedicação exclusiva permitirá aos funcionários ficar 100% disponível ao serviço público. “Eles não precisarão fazer `bicos` para completar a renda. É o resgate de uma luta”, afirmou.
![]() |
Projeto de lei estabelece novo enquadramento dos funcionários. (Antônio Paz/Palácio Piratini) |
Inscreva-se no formulário ao lado e receba novidades sobre eventos, notícias e muito mais!
Telefone: (51) 3014-2001
E-mail: amrigs@amrigs.org.br
Av. Ipiranga, 5311 - Porto Alegre/RS
CEP: 90610-001
©2025 - AMRIGS - Associação Médica do Rio Grande do Sul. Todos os direitos reservados.